Elementos da cultura informacional (des)favoráveis à implementação da nova estrutura organizacional do sistema de bibliotecas da UFPB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.15.p254

Palavras-chave:

Cultura Informacional, Cultura Organizacional, Comportamento Informacional, Ciência da Informação. Biblioteca Universitária.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar as implicações da cultura informacional do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), enquanto elemento facilitador para a implementação da nova estrutura organizacional. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza descritiva, de abordagem qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa documental e de campo. Como instrumento de pesquisa foi adotado o questionário, com questões abertas e fechadas, a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação direta que permitiram usar a estratégia de abordagem da triangulação de dados. Para analisar os dados, foi empregado o método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos indicam que a cultura informacional, atuante no Sistema de Bibliotecas, não contribui para a implementação da nova estrutura organizacional, tendo em vista que os meandros informacionais não demonstram haver equidades no comportamento informacional entre a gerência estratégica e tática adotadas no Sistema. Os resultados permitem concluir que os gestores das bibliotecas setoriais e a do Sistema necessitam encarar o desafio de juntos construírem de forma sistemática, estruturada e participativa uma cultura informacional possível de concatenar em sua estrutura os meios formais e informais de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josélia Maria Oliveira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Silva, J. M. O. da, e E. N. Duarte. “Elementos Da Cultura Informacional (des)favoráveis à implementação Da Nova Estrutura Organizacional Do Sistema De Bibliotecas Da UFPB”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.15.p254.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)