Direito autoral, plágio e coautoria
questões acadêmicas e éticas
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n1.04.p57Palavras-chave:
Plágio, Direito Autoral, Coautoria, Ética, AutoplágioResumo
Direito autoral, plágio e coautoria são temas que despertam controvérsia no meio acadêmico, especialmente sob parâmetros éticos e legais. O objetivo geral deste artigo é entender, na perspectiva do direito autoral, do não plágio e da coautoria, como pode ser feito o uso de informações e seu pertencimento, de outrem, sem ter atitude antiética ou antijurídica, bem como, desmistificar o autoplágio. Para tal, a questão de pesquisa foi: “Sob a perspectiva do direito autoral, do não plágio e da coautoria, como pode ser feito o uso de informações suas ou de outrem e seu pertencimento, sem ter atitude antiética ou antijurídica?” A metodologia utilizada basicamente é a pesquisa bibliográfica e de reflexão, utilizando argumentos qualitativos. Como resultado tem-se um importante debate que envolve dois lados problemáticos de uma “mesma moeda”. De um lado estão os que mais produzem obras, com suas pesquisas e escritas, as editoras, os periódicos, os cursos e os órgãos reguladores; e do outro lado estão os que são solicitados (obrigados) a produzir em quantidade e qualidade e não se adéquam bem a essa exigência, assim acabam recorrendo aos “vendedores de trabalhos acadêmicos”, copiando partes ou integralmente o trabalho de outros ou repetindo seu trabalho já feito como algo novo. Sabe-se que para atender as exigências acadêmicas de produção, muitos usam de subterfúgios não éticos para conseguirem seus objetivos, outros se aproveitam fazendo disso um negócio. Os órgãos de regulação e fiscalização tentam atuar e inibir tal prática como é o caso da criação da Lei dos Direitos Autorais, dos produtos de software de detecção de plágio e outros. No entanto, essa prática está longe de ser eliminada. Esse artigo discutirá os vários desdobramentos que tem a questão do direito autoral, do plágio e da coautoria, instigando para uma reflexão da própria academia, não apenas sobre as atitudes dos alunos, mas também dos professores e dos pesquisadores. Concluímos que nem tudo que parece ser crime assim o é, e que é preciso rever as práticas e as exigências que tentam fazer do pesquisador um produtor em série de publicações, sem relativizar a condenação da prática antiética da falsa autoria.
Downloads
Referências
Capurro, Rafael. On Floridi’s metaphysical foundation of information ecology. Ethics and Information Technology, vol. 10, 2008. p. 167–173. DOI 10.1007/s10676-008-9162-x. https://link.springer.com/article/10.1007/s10676-008-9162-x. Acessed 5 julho 2019.
Capurro, Rafael. Ética intercultural de la información. A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional: o olhar da Filosofia, da Sociologia, da Ciência da Informação e da formação e do exercício profissional do bibliotecário no Brasil. Gomes, H. F.; Bottentuit, A. M., and Oliveira, M. O. E. (org.). Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2009. p. 43-64.
CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Relatório da comissão de integridade de pesquisa do CNPq. 2011. http://cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda. Acessed 13 junho 2019.
Davis, Gerald F. Do theories of organizations progress? Organizational Research Methods, vol. 13, 2010, p. 690-709.
Dias, Guilherme Ataíde and Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório. Arquitetura da informação no ambiente digital: avaliando as relações com o Direito da Propriedade Intelectual. Informação & Sociedade, vol. 22, no. 3, set./dez. 2012, p. 115-132.
Fragoso, João Henrique da Rocha. Direito autoral: da antiguidade à internet. São Paulo: Quarter Latin, 2009.
Krokoscz, Marcelo. Autoria e plágio: um guia para estudantes, professores, pesquisadores e editores. São Paulo: Atlas, 2012.
Krokoscz, Marcelo. Outras palavras sobre autoria e plágio. São Paulo: Atlas, 2015.
Morais, Rodrigo. O autor existe e não morreu! Cultura digital e a equivocada “coletivização da autoria”. Direito autoral, propriedade intelectual e plágio. Salvador: Silva, Rubens Ribeiro Gonçalves da (Org.) EDUFBA, 2014, p. 35-61. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/15656/1/direito_autoral_propriedade_intelectual_plagio_RI%20(1).pdf. Acessed 8 julho 2015.
Morais, Rodrigo. O plágio na pesquisa acadêmica: a proliferação da desonestidade intelectual. Diálogos possíveis, vol. 6, 2015, p. 91-109. http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/4/06.pdf. Acessed 02 julho 2015.
Nery, Guilherme, Bragaglia, Ana Paula, Clemente, Flávia and Barbosa, Suzana. Nem tudo que parece é: entenda o que é plágio. Comissão de Avaliação de Casos de Autoria (biênio 2008-2010). Departamento de Comunicação Social -IACS - UFF (2008; 2010). http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf. Acessed 9 junho 2015.
Pearce, JoneL. Huang, Laura. The decreasing value of our research to Management Education. Academy of Management Learning & Education, vol. 11, no. 2, 2012, p. 247-262.
Ramos, François Silva and Pimenta, Maria Alzira de Almeida. Plágio, propriedade intelectual e produção acadêmica: uma discussão necessária. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM., vol. 8, no. 2, 2013, p. 204-218. www.ufsm.br/redevistadireito. Acessed 2 julho 2015.
Rejowski, Mirian and Rodrigues, Vanuza Bastos. Autoplágio e pesquisa científica: moral e ética na pós-graduação em Turismo e Hospitalidade. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, vol. 10 no. 4, 2018, p. 814-828
Shinkai, Rosemary S. Integridade na pesquisa e ética na publicação. Scientia Medica, vol., 21 no. 1, 2011, p. 2-3. http://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/1046/1/Editorial%20Scientia%20Medica_2011.pdf. Acessed 3 maio 2019.
Silva, Artur Stanford da. Plágio em trabalhos acadêmicos: reflexões sobre alternativas de caminhos de ordem administrativa e jurídicas. Hipertexto e cibercultura: links com literatura, publicidade, publicidade, plágio e redes sociais. Xavier, Antônio Carlos, et al. (editors). São Paulo: Respel, 2011, p. 133-163.
Sousa, Socorro Cláudia Tavares de; Costa, Francisco José da, and Barroso, Henrique César Muzzio de Paiva. Por uma (reflexão) ética da autoria acadêmica. XXXV Encontro da Anpad. Rio de Janeiro: 4 a 7 de Setembro de 2011, 1-13. http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ244.pdf. Acessed 3 maio 2019.
Sousa, Rosilene Paiva Marinho de; Dias, Guilherme Ataíde; Oliveira, Bernardina and Sousa, Marckson. O exercício da arquitetura da informação na Web: reflexões relativas à Lei dos Direitos Autorais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 18, no. 36, jan./abr., 2013, p.107-128, https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/download/1518-2924.2013v18n36p107/24522. Acessed 5 agosto de 2019.
Spinak, Ernesto. Ética editorial e o problema do autoplágio [online]. SciELO em Perspectiva, 2013. https://blog.scielo.org/blog/2013/11/11/etica-editorial-e-o-problema-do-autoplagio/. Acessed 13 junho 2019.
Sureda-Negre, Jaume; Comas-Forgas, Rubén and Oliver-Trobat, Miquel F. Plagio académico entre alumnado de secundaria y bachillerato: diferencias encuanto al género y la procrastinación. Comunicar, Revista Científica de Educomunicación., vol. 44, no. XXII, 2015, p. 103-111. http://www.revistacomunicar.com. Acessed 5 março 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License