Teorias sobre aceitação de tecnologia

por que os usuários aceitam ou rejeitam a tecnologia da informação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2007.v1n2.05.p69

Palavras-chave:

Aceitação de Tecnologia, Comportamento Informacional, Usuário, Tecnologias de Informação.

Resumo

A aceitação e o uso de tecnologias da informação é um assunto que tem recebido a atenção de pesquisadores e profissionais na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Ciência da Informação, visto que trabalham na perspectiva de que um sistema bem desenvolvido será utilizado, pois partem do pressuposto que boas soluções em software, podem trazer vantagens competitivas às empresas e/ou aos indivíduos. Entender porque as pessoas usam ou rejeitam computadores tornou-se um dos mais desafiadores temas em pesquisas sobre os sistemas de informação. Na literatura, é possível identificar diversas teorias que tentam prever o impacto da tecnologia no comportamento humano, contudo nesse artigo faremos uma breve revisão de literatura sobre três teorias que se destacaram como teorias de aceitação de tecnologia. São elas: Theory of Reasoned Action – TRA; a Theory of planned behavior – TPB e finalmente o Technology Accepentace Model – TAM, modelo que será nesse trabalho, detalhadamente explicado, pois é o mais conhecido e utilizado na área de sistemas de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Maria Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela UFPB, Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela UFRN, Bibliotecária do Conselho Regional de Medicina do Estado de PE.

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Comunicação (Ciência da Informação) pela USP; Mestre em Administração pela Central Connecticut State University, USA; Graduado em Ciência da Computação pela UFPB campus II e Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB.

Referências

.

Publicado

2008-07-29

Como Citar

Silva, P. M., e G. A. Dias. “Teorias Sobre aceitação De Tecnologia: Por Que Os usuários Aceitam Ou Rejeitam a Tecnologia Da informação?”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 1, nº 2, julho de 2008, p. 69-91, doi:10.36311/1981-1640.2007.v1n2.05.p69.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)