Perspectivas entre Memória e Competência em Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024025

Palavras-chave:

Memória, Competência em Informação, Memória Social, Memória Humana, Memória Artificial

Resumo

A temática da memória, assim como a informação, transcende os limites de um único campo de estudo e tem sido abordada por múltiplos domínios do conhecimento; devido a essa característica, torna-se possível relacioná-la com a competência em informação em vários aspectos. Este estudo objetiva verificar, por meio da revisão de literatura, o que se tem produzido no campo da Ciência da Informação sobre a relação entre memória e competência em informação. A pesquisa, de natureza exploratória e bibliográfica, emprega uma abordagem qualitativa e utiliza as bases de dados Scopus e Web of Science para a revisão de literatura. A pesquisa resultou na identificação de 18 (dezoito) artigos que tratam da temática competência em informação e memória. Para a análise dos textos selecionados procedeu-se à categorização dos mesmos, criando as seguintes categorias: competência em informação e memória humana, competência em informação e memória artificial, competência em informação e memória social. De maneira geral, a análise dos artigos revelou que há uma lacuna significativa ao se buscar pesquisas com tais temas. A maioria dos estudos se concentraram na competência em informação e memória humana, abordando questões da capacidade de memorização como um aspecto para a avaliação do aprendizado e de um benefício para reduzir a carga cognitiva e o estresse no trabalho, o impacto da memória na gestão da informação e sua relação com a competência em informação.

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Biografia do Autor

  • Sara Dieny Chaves Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda em Ciência da Informação (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e bolsista da FAPES - Fundação de amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. Possui graduação em Biblioteconomia também pela UFES(2022). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: competência leitora, competência em informação, biblioteca escolar e biblioteca publica especializada.

  • Margarete Farias de Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo

    Estágio pós doutoral pelo Programa de Pós Graduação em Difusão do Conhecimento na UFBA. Doutora em Educação pela UFES. Mestre em História das Ciências da Saúde pela COC/FIOCRUZ. Licenciatura e Bacharel em História pela UERJ. Bacharel em Arquivologia pela UNIRIO. Atualmente sou professora e pesquisadora do Departamento de Arquivologia da UFES e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da UFES. Possuo experiência em docência e organização de centros de documentação e gestão de documentos e informações em instituições de saúde, com ênfase no planejamento e gestão arquivísticos. Possuo também experiência em docência na área de História, com ênfase em História das Ciências da Saúde. Tenho como campos de investigação a história, a educação e o gerenciamento de informação na área de saúde.

  • Luiz Carlos da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Professor Adjunto e Coordenador do Departamento de Arquivologia da UFES e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Participa do grupo de pesquisa denominado Tabularium atuando como vice coordenador. Coordena o Núcleo de Preservação da Informação (NUPI) instalado no Laboratório de Preservação e Pesquisa de Documentos Arquivísticos e Bibliográficos - LPPDAB. Pesquisa os temas: memória institucional; patrimônio documental; preservação, conservação e restauração de documentos; políticas públicas em Arquivologia, funções arquivísticas, políticas de informação, informação e memória e Ciência da Informação.

  • Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora (2014) e Mestre em Ciência da Informação (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Bacharel em Biblioteconomia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Possui Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É professora adjunta no Departamento de Biblioteconomia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É Coordenadora do Laboratório de Preservação. Líder do grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados". É coordenadora do GT 6 - Informação, Educação e Trabalho (Gestão 2023-2025) e foi coordenadora adjunta do GT (Gestão 2021-2023) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). É membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB), entre 2020-.

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Kohler, Mariene, et al. “Perspectivas Entre Memória E Competência Em Informação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, agosto de 2024, p. e024025, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024025.