Diálogos entre Competência em Informação e Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023041Palavras-chave:
Competência em informação; Educação Profissional e Tecnológica; Educação para o trabalho; Ação docente.Resumo
A valorização da informação e do conhecimento na sociedade contemporânea trouxe mudanças no mundo do trabalho e na educação, com novos paradigmas decorrentes da globalização. Em um ambiente cada vez mais competitivo, as organizações procuram profissionais com competências desenvolvidas além das necessárias para suas atividades específicas, que combinem conhecimentos e habilidades adquiridos em sua formação geral, formação profissional e experiências. Nesse sentido, a Competência em Informação deve fazer parte de todos os níveis educacionais, inclusive, na Educação Profissional, modalidade educacional que objetiva a formação de trabalhadores. Este artigo tem como objetivo discutir sobre a competência em informação na perspectiva da educação profissional e tecnológica. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa, que possui como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental. Ao se considerar que a qualificação dos trabalhadores nem sempre é suficiente para que estes sejam capazes de entregar os resultados esperados pelas organizações, acenamos com este artigo, a possibilidade para os professores, em especial, os da educação profissional e tecnológica, a incluir em suas práticas pedagógicas atividades baseadas no desenvolvimento da competência em informação para impulsionar mudanças realmente significativas na formação de seus alunos.
Downloads
Referências
Araujo, R. M. L., e Rodrigues, D. S. “Referências sobre práticas formativas em educação profissional”. 2005. Boletim Técnico do Senac, v. 36, n. 2, p. 51-63, 2010, https://www.bts.senac.br/bts/article/view/218. Acessado 05 abr. 2023.
Belluzzo, R. C. B. et. al. “Information literacy: um indicador de competência para a formação competente de professores na sociedade do conhecimento”. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, p. 81-99, dez. 2004.
Belluzzo, R. C. B. Como desenvolver a competência em informação (CI): uma mediação integrada entre a biblioteca e a escola. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 1, n. 2, p.11-14, out. 2008, https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2018/08/pdf_c5d094d2fb_0000030696.pdf. Acessado 18 jun. 2023.
Belluzzo, R. C. B. “O uso de mapas conceituais e mentais como tecnologia de apoio à gestão da informação e da comunicação: uma área interdisciplinar da competência em informação”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 87-89, dez. 2006, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/19. Acessado 18 jun. 2023.
Borko, H. “Information Science: What is it?” American Documentation, v. 19, n. 1, p.3-5, jan. 1968, https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/asi.5090190103. Acessado 18 mar. 2023.
Brasil. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. “Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional”. Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acessado 18 abr. 2023.
Brasil. Histórico da EPT. Ministério da Educação, 2009, http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept/historico-da-ept. Acessado 18 abr. 2023.
Brasil. Histórico da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Ministério da Educação, 2018, http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept/historico-da-ept. Acessado 18 abr. 2023.
Campelo, B. “O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional”. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/986. Acessado18 fev. 2022.
Campello, B. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Catt, R., e Lau, J. Towards information literacy indicators. UNESCO: Paris, 2008, https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000158723. Acessado 18 abr. 2023.
Choo, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Editora SENAC, 2006. 425p.
Cordão, F. A. “A LDB e a nova educação profissional”. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 10-24, 2002, https://www.bts.senac.br/bts/issue/view/63/90. Acessado 07 maio. 2023.
Deluiz, N. “A globalização econômica e os desafios à formação profissional”. Boletim Técnico Do Senac. Revista de Educação Profissional, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p.73-79, set./ dez. 2004. https://www.bts.senac.br/bts/article/view/500. Acessado 07 maio. 2023.
Depresbiteris, L. “Competências na Educação Profissional - É possível avaliá-las?” Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.31, n.2, mai./ago. 2005, http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/333. Acessado 18 abr. 2023.
Duarte, E. S.; Oliveira, N. A., e Koga, A. N. “Escola unitária e formação omnilateral: pensando a relação entre trabalho e educação”. XI Anped Sul – Reunião Científica Regional da Anped, UFPR, Curitiba – Paraná, 2016, http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/eixo12_EVANDR O-SANTOS-DUARTE-NEIVA-AFONSO-OLIVEIRA-ANA-LÚCIA-KOGA.pdf. Acessado 18 abr. 2023.
Dudziak, E. A. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas, 2001, http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/. Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado. Acessado 18 jan. 2023.
Dudziak, E. A. “Information literacy: princípios, filosofia e prática”. Ci. Inf. , Brasília, DF, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003, http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/123/104. Acessado 18 jan. 2023.
Farias, G. B. de; e Belluzzo, R. C. B. “Competência em Informação: perspectiva didática pedagógica”. Informação & Informação, [S.l.], v. 22, n. 3, p. 112-135, dez. 2017, http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26716/22728. Acessado 20 jun. 2023.
Fonseca, A., e Spudeit, D. F. A. O. “O trabalho cooperativo entre bibliotecários e professores para o desenvolvimento da competência em informação: criação de um programa voltado para alunos do ensino médio”. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 12, n. 1, 2016, http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/112482/116766. Acessado 09 jun. 2023.
Gasque, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, 2012. 178 p.
GasqueE, K.C. G. D. “Competência em informação: conceitos, características e desafios”. Atoz, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan-jun. 2013, https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315. Acessado 25 jun. 2023.
Hatschbach, M. H. de L., e Olinto, G. “Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 20-34, jan./jun. 2008, https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/download/64/78. Acessado 18 mar. 2023.
Ifla. Diretrizes sobre o desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. Veracruz, 2008, http://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acessado 15 mar. 2023.
Moura, D. H. “Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração”. Rev. Holos, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007, https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acessado 15 fev. 2023.
Pereira, R. Desenvolvendo a competência em informação: resultados da prática no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Interciência, 2015.
Perrenoud, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
Santos, C.A. dos. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da educação profissional e tecnológica. 2017, https://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/ santos_ca_do.pdf. Universidade Estadual Paulista, Tese de Doutorado. Acessado 15. fev. 2023.
Santos Junior, M. dos., e Sales Paixão, P. B. “O estado da arte da Competência em Informação na educação profissional brasileira mediada pelo bibliotecário através da Educação a Distância (EAD)”. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 7, n. 2, p. 19-32, set. 2020, https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9504. Acessado 15 jan. 2023.
Saracevic, T. “Interdisciplinarity nature of Information Science”. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p. 36-41, abr. 1995, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/608. Acessado 15 fev. 2022.
Saviani, D. “Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos”. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abri. 2007, https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt . Acessado 15 fev. 2023.
Senac. Dn. Referências para a educação profissional do Senac. Rio de Janeiro: SENAC/DN., 2004. 80p.
Silva, C. R. S. da., Nunes, J. V., e Teixeira, T. M. C. “Do conceito de informação ao discurso sobre competência em informação”. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 185-205, 2020, https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/158094. Acessado 29 mar. 2023.
Spudeit, D. “Proposta de um programa para desenvolvimento de competência em informação para alunos do ensino profissional”. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 2, n. 2, p. 67-77, out. 2015, https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1782. Acessado 31 jan. 2023.
Spudeit, D. “Programas para o desenvolvimento de competências informacionais: implementação, metodologias e avaliação”. In: ALVES, F. M. M.; CORRÊA, E. C. D.; LUCAS, E. R. de O (Org.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. EDUFBA, 2016.
Varela, A. V.; Barbosa, M. L. A., e Farias, M. G. G. “Desenvolvimento de competências informacionais, científicas e tecnológicas: responsabilidade do ensino superior com parceria entre a docência e a biblioteca”. In: BELLUZZO, Regina Celia Baptista; FERES, Glória Georges (Orgs.). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. p. 176-208.
Veiga, M. S. “O professor e a competência informacional: um olhar sobre os alunos do Pibid do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rondônia”. Educação Pública, v.19, nº 28, 5 de novembro de 2019, https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/28/o-professor-e-a-competencia-infor macional-um-olhar-sobre-os-alunos-do-pibid-do-instituto-federal-de-educacao-tecnolog ica-de-rondonia. Acessado 03 abr. 2023.
Vitorino, E. V., e Piantola, D. “Dimensões da competência informacional”. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 99-110, jan./abr. 2011, https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328. Acessado 18 fev. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Katiúscia Sousa Dias, Gabriela Belmont de Farias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License