Biblioteca escolar inclusiva

Análise acerca do transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1940-1640.2020.v14n3.10302

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Biblioteca Escolar, Biblioteca Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Atuação Bibliotecária

Resumo

O crescimento vertiginoso de pessoas autistas origina desafios para a sociedade como um todo e, a biblioteca escolar não poderia se eximir de tais responsabilidades. No Brasil, os dados referentes ao autismo serão revelados pela primeira vez no Censo 2020, pois o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estão realizando o levantamento do censo voltado para este público. O artigo apresenta uma análise sistemática realiza na produção científica da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação sobre a temática - o transtorno do espectro autista e a atuação da biblioteca escolar. Com intuito de identificar as ações inclusivas que podem ser propostas na biblioteca para a inclusão destes alunos. O percurso metodológico utilizado foi à revisão sistemática da literatura de 17 artigos recuperados na Base de Dados em Ciência da Informação, para a análise dos dados foi utilizado o método da análise temática. Os resultados apontaram uma carência de publicações sobre transtorno do espectro autista na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Constatamos que a inclusão desses alunos é um campo riquíssimo e desafiador para investigações futuras.  As tecnologias assistivas, recursos lúdicos e a educação continuada do bibliotecário são grandes aliadas para uma biblioteca escolar inclusiva.

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Biografia do Autor

  • Renata Kelly Oliveira Sampaio, Escola Espaço Aberto

    Bibliotecária Escolar. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará.

  • Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Ciência da Informação. Docente do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação.

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Publicado

2020-09-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sampaio, Renata Kelly Oliveira, e Gabriela Belmont de Farias. “Biblioteca Escolar Inclusiva: Análise Acerca Do Transtorno Do Espectro Autista”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 14, nº 3 - jul-set, setembro de 2020, p. e020007, https://doi.org/10.36311/1940-1640.2020.v14n3.10302.