Conhecimento científico no contexto big data
reflexões a partir da epistemologia de Popper
DOI:
https://doi.org/10.36311/1940-1640.2020.v14n4.10936Palavras-chave:
Big data, Ciência, Epistemologia, Karl PopperResumo
Apresenta o contexto big data e sua relação com o conhecimento científico a partir da seguinte pergunta: A extração de informações de grandes volumes de dados representa uma mudança epistemológica para a ciência de forma geral? O objetivo geral é o de refletir sobre as implicações epistemológicas do contexto big data a partir das proposições do epistemólogo Karl Popper. Especificamente, os objetivos são: a) discutir as implicações teóricas da ciência no campo da epistemologia; b) discorrer sobre os conceitos do que se convencionou chamar de “big data”; c) analisar os possíveis impactos do contexto big data ao conhecimento científico. Metodologicamente, trata-se de um estudo exploratório e descritivo de caráter teórico para auxiliar a reflexão crítica acerca do fenômeno big data e suas consequências para o fazer científico de qualquer área do conhecimento. Como resultado apresenta-se uma análise crítica acerca de um fenômeno pouco estudado no aspecto epistemológico. Conclui-se que o contexto big data tem revolucionado os processos de tomada de decisão nas empresas, mas não é possível afirmar que a mesma revolução ocorre no aspecto epistemológico.
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