Linked Open Data no contexto acadêmico
identificação e análise de vocabulários utilizados na academia e na pesquisa científica
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n3.05.p34Palavras-chave:
Linked Education, Linked Science, Linked Data, Vocabulários abertos, Web de Dados, OntologiaResumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são os vocabulários Linked Data utilizados na descrição de recursos no contexto acadêmico. Esta é uma pesquisa descritiva, pois caracteriza os vocabulários identificados; utiliza uma abordagem quantitativa para definir indicadores de popularidade; e realiza a coleta de dados por meio de uma abordagem documental. Os vocabulários são identificados por meio de Web Sites e conjuntos de dados (datasets) no contexto acadêmico. Indicadores de popularidade são criados baseados na presença do vocabulário no Linked Open Vocabularies (LOV) e da quantidade de ocorrência dos vocabulários em datasets tanto dentro quanto fora do contexto acadêmico. Os datasets utilizados para a identificação de vocabulários foram encontrados em iniciativas Linked Data para o contexto acadêmico. Ao todo, foram identificados 102 vocabulários utilizados na descrição de dados e metadados para o contexto acadêmico, relacionados a variados tópicos: Pessoas e Organizações, Cursos e Formação, Recursos Acadêmicos e Institucionais, Projetos, Pesquisas, Coleções, Recursos de Multimídia, Páginas Web e Redes Sociais, Localização, Tempo e Eventos, Dados Estatísticos, Metadados e Outros. Assim, percebemos que a CI pode contribuir em diferentes vertentes relacionadas ao Linked Data, tais como na criação e disseminação de diretrizes sobre o uso de metadados, conciliadas a partir de práticas e estudos de usuário.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License