Imperialismo Tardio
notas sobre o seu debate recente
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n6.p73-104Palavras-chave:
Imperialismo, Lei do Valor, Arbitragem Global do TrabalhoResumo
O presente artigo versa por apresentar parte do debate, durante a década de 2010, entre economistas e cientistas sociais marxistas sobre o imperialismo contemporâneo. Concentramos-nos nas contribuições de intelectuais colaboradores da revista Monthly Review, como Samir Amin, Prabhat Patnaik, Utsa Patnaik, John Smith e Intan Suwandi e suas formulações acerca do tardo-imperialismo, isto é, a fase madura e o ápice da dominação imperialista na economia mundial. Esses autores se propõem a atualizar a teoria do imperialismo através de novas pesquisas e categorias teóricas com níveis de abstração distintos como a arbitragem global do trabalho, mundialização da lei do valor, deflação da renda nos países periféricos, cadeias globais de valor-trabalho, etc. Ao fim apresentamos, em linhas gerais, as polêmicas desses autores com o geógrafo David Harvey a cerca da atualidade do imperialismo como categoria teórica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.