Venezuela
as Comunas como mote da transição contra a regressão conservadora
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n5.p286-294Palavras-chave:
comunas, poder, transiçãoResumo
Hugo Chávez referiu-se às Comunas como as bases da nova República Bolivariana, o apoio do governo e a garantia de mudança da natureza do Estado, de capitalista a anticapitalista. No entanto, as ações do governo Maduro mostram uma tendência acelerada para reverter as medidas anticapitalistas, reconsolidar o estado burguês e garantir a sobrevivência de uma burguesia recém-surgida. Maduro gostaria de fazer um pacto para sobreviver, mas não pode. Portanto, o governo implementa políticas de entrega em um plano de abertura. Para entender esses retrocessos e tendências na Venezuela, devemos revisar o que eram as Comunas, o que são agora e para onde estão indo. Esse é o proposito deste texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.