Em um momento contrarrevolucionário, o que vem a seguir?
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p144-159Palavras-chave:
Democracia, Socialismo, Contrarrevolução, NeoliberalismoResumo
A ascensão mundial da extrema-direita tem chamado atenção para a “crise da democracia”. Para além de aspectos conjunturais recentes, é possível rastrear a crítica aos aspectos sociais da democracia até as origens do neoliberalismo, compreendido como um movimento político contrarrevolucionário. A questão da democracia passou ao centro da atuação dos movimentos de esquerda, o que exige uma reflexão sobre o conteúdo político da democracia burguesa e sobre as formas de atuação em um momento contrarrevolucionário. O presente trabalho aborda as formulações de Rosa Luxemburgo sobre a importância da democracia e sobre a atuação do movimento socialista em períodos de refluxo político no contexto da sua militância no Império Russo. Ao recuperar de forma crítica as ideias da revolucionária polonesa, busca-se contribuir com a formulação de possíveis respostas aos desafios políticos contemporâneos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.