Neoliberalismo e a uberização do trabalho

desafios para os trabalhadores brasileiros na economia digital

Autores

  • Larissa Fernandes Camargo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Renata Bezerra de Melo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Ivan Lucon Monteiro Jacob Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p212-238

Palavras-chave:

Uberização, Precarização do trabalho, Informalização, Felxibilização do trabalho

Resumo

Na conjuntura global, a disseminação do paradigma neoliberal no contexto laboral brasileiro, impulsionada pelo progresso tecnológico, intensifica a precarização do trabalho, sendo a uberização um fator determinante nas reconfigurações e nos desafios impostos aos trabalhadores. Este estudo objetivou a compreensão da uberização, delineando seu surgimento e expansão por meio de plataformas digitais, analisando os impactos em distintos setores do mercado de trabalho no Brasil. A pesquisa, caracterizada como uma revisão narrativa qualitativa, abarcou obras nos bancos de dados do Google Acadêmico e Scielo, com a utilização de descritores como "Uberização”, "flexibilização do trabalho”; “informalização” e “precarização do trabalho". Conclui-se, à luz da literatura, que a uberização, resultante da interseção entre avanço tecnológico e o paradigma neoliberal, potencializa a precarização laboral, conferindo às plataformas digitais um papel central. Esta compreensão é imperativa para abordar os impactos sobre os trabalhadores, exigindo reflexão profunda, formulação de políticas públicas e implementação de estratégias sociais.

Biografia do Autor

  • Larissa Fernandes Camargo, Universidade Cruzeiro do Sul

    Economista pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

  • Renata Bezerra de Melo, Universidade Cruzeiro do Sul

    Economista pela Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil. 

  • Ivan Lucon Monteiro Jacob, Universidade Cruzeiro do Sul

    Economista. Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorando em Desenvolvimento Econômico (História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

— Atualizado em 30.06.2024

Como Citar

Neoliberalismo e a uberização do trabalho: desafios para os trabalhadores brasileiros na economia digital. (2024). Revista Fim Do Mundo, 5(11), 212-238. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2024.v5n11.p212-238