A crise global e o realinhamento das alianças da classe capitalista do Leste Europeu

o caso do illiberalismo húngaro

Autores

  • Tamás Geröcs Centro de Estudos Econômicos e Regionais da Hungria
  • Ágnes Gagyi Universidade de Gotemburgo
  • Aline Miglioli

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p139-174

Palavras-chave:

iliberalismo, autoritarismo, Hungria, Orbán, Leste Europeu

Resumo

Este artigo discute o surgimento do atual regime autoritário da Hungria como resultado de um processo que se iniciou com a transformação do regime socialista de Estado e passou pelo regime pós-socialista neoliberal. Essa transformação afetou as relações entre o Estado e a classes sociais, o controle político do Estado e a configuração das relações geopolíticas da Hungria com a União Europeia, a Rússia e a China. O ensaio examina como as tensões de classe, que se formaram sob formas anteriores da política parlamentar democrática neoliberal, foram utilizadas para construir a nova hegemonia iliberal e como o regime atual suprime essas tensões para sustentar uma burguesia nacional reconstituída por meio da centralização institucional do poder político.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tamás Geröcs, Centro de Estudos Econômicos e Regionais da Hungria

    Economista político, atualmente Pesquisador Externo no Instituto de Economia Mundial, Centro de Estudos Econômicos e Regionais da Hungria, e membro do Grupo de Trabalho para Sociologia Pública “Helyzet”, com sede em Budapeste. Seu campo de pesquisa de interesse é o desenvolvimento dependente semiperiférico na Europa Oriental, com foco especial nas relações comerciais e na indústria automotiva. Suas publicações recentes incluem "The structural dilemma of value-chain upgrading: Hungarian suppliers’ integration into the world economy" (Society and Economy, 2022) e "The Political Economy of Emerging Markets and Alternative Development Paths", coeditado com Judit Ricz (Palgrave, 2023).

  • Ágnes Gagyi, Universidade de Gotemburgo

    Socióloga, trabalha com política e movimentos sociais do Leste Europeu sob a perspectiva da integração global de longo prazo da região. É pesquisadora da Universidade de Gotemburgo, onde trabalhou recentemente em conflitos habitacionais na Europa Oriental após 2008 e no desenvolvimento de infraestrutura verde baseada na comunidade. Suas publicações recentes incluem "The political economy of middle-class politics and the global crisis in Eastern Europe" (Palgrave, 2021) e "Contemporary housing struggles: A structural field of contention approach" com Ioana Florea e Kerstin Jacobsson.

Downloads

Publicado

30.06.2023

Como Citar

GERÖCS, Tamás; GAGYI, Ágnes. A crise global e o realinhamento das alianças da classe capitalista do Leste Europeu: o caso do illiberalismo húngaro. Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 4, n. 9, p. 139–174, 2023. DOI: 10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p139-174. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/14542.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)