A crise global e o realinhamento das alianças da classe capitalista do Leste Europeu

o caso do illiberalismo húngaro

Autores

  • Tamás Geröcs Centro de Estudos Econômicos e Regionais da Hungria
  • Ágnes Gagyi Universidade de Gotemburgo
  • Aline Miglioli

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p139-174

Palavras-chave:

iliberalismo, autoritarismo, Hungria, Orbán, Leste Europeu

Resumo

Este artigo discute o surgimento do atual regime autoritário da Hungria como resultado de um processo que se iniciou com a transformação do regime socialista de Estado e passou pelo regime pós-socialista neoliberal. Essa transformação afetou as relações entre o Estado e a classes sociais, o controle político do Estado e a configuração das relações geopolíticas da Hungria com a União Europeia, a Rússia e a China. O ensaio examina como as tensões de classe, que se formaram sob formas anteriores da política parlamentar democrática neoliberal, foram utilizadas para construir a nova hegemonia iliberal e como o regime atual suprime essas tensões para sustentar uma burguesia nacional reconstituída por meio da centralização institucional do poder político.

Biografia do Autor

  • Tamás Geröcs, Centro de Estudos Econômicos e Regionais da Hungria

    Economista político, atualmente Pesquisador Externo no Instituto de Economia Mundial, Centro de Estudos Econômicos e Regionais da Hungria, e membro do Grupo de Trabalho para Sociologia Pública “Helyzet”, com sede em Budapeste. Seu campo de pesquisa de interesse é o desenvolvimento dependente semiperiférico na Europa Oriental, com foco especial nas relações comerciais e na indústria automotiva. Suas publicações recentes incluem "The structural dilemma of value-chain upgrading: Hungarian suppliers’ integration into the world economy" (Society and Economy, 2022) e "The Political Economy of Emerging Markets and Alternative Development Paths", coeditado com Judit Ricz (Palgrave, 2023).

  • Ágnes Gagyi, Universidade de Gotemburgo

    Socióloga, trabalha com política e movimentos sociais do Leste Europeu sob a perspectiva da integração global de longo prazo da região. É pesquisadora da Universidade de Gotemburgo, onde trabalhou recentemente em conflitos habitacionais na Europa Oriental após 2008 e no desenvolvimento de infraestrutura verde baseada na comunidade. Suas publicações recentes incluem "The political economy of middle-class politics and the global crisis in Eastern Europe" (Palgrave, 2021) e "Contemporary housing struggles: A structural field of contention approach" com Ioana Florea e Kerstin Jacobsson.

Downloads

Publicado

30.06.2023

Como Citar

A crise global e o realinhamento das alianças da classe capitalista do Leste Europeu: o caso do illiberalismo húngaro. (2023). Revista Fim Do Mundo, 4(9), 139-174. https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p139-174

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)