A crise da democracia brasileira e o papel do extremismo político e religioso
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n9.p61-74Palavras-chave:
Fundamentalismo religioso, política, democracia, extrema direita, BrasilResumo
Este artigo dedica-se a compreender as diversas facetas do avanço da ala conservadora, com variações e intensidades diferentes, no cenário sociopolítico brasileiro e internacional. Nesse sentido, busca-se discutir como a ascensão da extrema direita unida à movimentos conservadores ligados a vertentes pentecostais e neopentecostais no Brasil agem em consonância, ao mesmo tempo que produzem e acionam mecanismos para disputar o espaço público e mobilizar reinvindicações de cunho moral, estabelecendo uma ordenação da esfera social por um tipo específico de associação entre religião, conservadorismo e pensamento neoliberal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.