Elementos estruturantes da industria de reciclagem
limites e contradições do reaproveitamento de resíduos na sociedade capitalista
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2023.v4n10.p83-104Palavras-chave:
indústria, reciclagem, marxismoResumo
O presente trabalho aborda alguns elementos estruturantes da indústria da reciclagem com propósito de fundamentar a crítica a suposta capacidade de promoção do dito desenvolvimento sustentável, bem como da inclusão socioprodutiva de catadoras(es) de materiais recicláveis, conferida a este setor industrial. Para tanto, a presente análise se fundamenta prioritariamente na obra de Karl Marx, mais especificamente nos livros I e III d’O Capital. As questões aqui abordadas são apresentadas a partir de três eixos, são eles: a abordagem do material reciclável enquanto uma mercadoria própria do modo de produção capitalista; a indústria da reciclagem enquanto aparato tecnológico; e, por fim, a inter-relação entre a produção de matérias-primas por setores produtivos distintos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.