Imperialismo na América Latina
o papel das burguesias e as consequências para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n6.p181-205Palavras-chave:
Imperialismo, Burguesia, Sul GlobalResumo
O presente trabalho busca analisar historicamente o capitalismo e sua inserção no subcontinente latino-americano e no Brasil, principalmente dos anos 1970 até a atualidade. A partir disso, buscamos mostrar como funcionam as relações das classes burguesas locais com o Centro capitalista em cada padrão de acumulação no subcontinente. Defende-se aqui uma visão do sistema capitalista como totalidade única em que a reprodução do sistema no Norte Global tem influência significativa nos Estados do Sul. Desse modo podemos mostrar que as burguesias da América Latina e, mais particularmente, a do Brasil possuem fortes vínculos com o Centro. Não podendo serem compreendidas adequadamente se consideradas apenas o cenário político e social circunscrito aos Estados que fazem parte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.