O capital financeiro na origem do imperialismo
uma leitura sobre seu uso categorial no debate clássico
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n6.p21-52Palavras-chave:
capital financeiro, imperialismo, Hilferding, Hobson, Bukharin, Rosa Luxemburgo, Kautsky, LeninResumo
O objetivo deste artigo é discutir a categoria capital financeiro, tendo como referência sua utilização no debate clássico do imperialismo. Para isso, revisitaremos autores centrais da interpretação fundante do imperialismo, como Hilferding, Hobson, Bukharin, Rosa Luxemburgo, Kautsky e Lenin, procurando apontar as possibilidades e os limites da utilização desta categoria na apreensão de fenômenos específicos do capitalismo. Ao mesmo tempo, procuraremos também indicar a importância da mediação teórica para uma adequada compreensão das relações concretas do capital financeiro, de modo a historicizar a categoria dentro do contexto socioeconômico da época.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.