O capital financeiro na origem do imperialismo

uma leitura sobre seu uso categorial no debate clássico

Autores

  • Mauricio de Souza Sabadini UFES
  • Fábio Antonio de Campos IE | UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n6.p21-52

Palavras-chave:

capital financeiro, imperialismo, Hilferding, Hobson, Bukharin, Rosa Luxemburgo, Kautsky, Lenin

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a categoria capital financeiro, tendo como referência sua utilização no debate clássico do imperialismo. Para isso, revisitaremos autores centrais da interpretação fundante do imperialismo, como Hilferding, Hobson, Bukharin, Rosa Luxemburgo, Kautsky e Lenin, procurando apontar as possibilidades e os limites da utilização desta categoria na apreensão de fenômenos específicos do capitalismo. Ao mesmo tempo, procuraremos também indicar a importância da mediação teórica para uma adequada compreensão das relações concretas do capital financeiro, de modo a historicizar a categoria dentro do contexto socioeconômico da época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauricio de Souza Sabadini, UFES

    Doutor em Economia pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, pesquisador do CNPq, professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

  • Fábio Antonio de Campos, IE | UNICAMP

    Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, professor e pesquisador do Núcleo Institucional de História Econômica (NIHE), do Centro de Estudos do Desenvolvimento Econômico (CEDE) da mesma instituição. Membro do Instinto Brasileiro Estudos Contemporâneo (IBEC).

Downloads

Publicado

21.12.2021

Como Citar

SABADINI, Mauricio de Souza; DE CAMPOS, Fábio Antonio. O capital financeiro na origem do imperialismo: uma leitura sobre seu uso categorial no debate clássico. Revista Fim do Mundo, Marília, SP, v. 2, n. 6, p. 21–52, 2021. DOI: 10.36311/2675-3871.2021.v2n6.p21-52. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/12532.. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)