Uma aproximação da transformação do socialismo em Cuba
DOI:
https://doi.org/10.36311/2675-3871.2021.v2n5.p185-203Palavras-chave:
socialismo, marxismo, Cuba, Ernesto Guevara, atualização do modelo econômico cubanoResumo
Este artigo apresenta uma primeira abordagem à questão das mudanças atuais no sistema econômico e político de Cuba. A pesquisa abrange vários aspectos dessas transformações, a partir da reflexão das mudanças nos documentos oficiais, que é considerada a fase de institucionalização das medidas que antes poderiam ser consideradas temporárias. É feita uma análise de algumas decisões tomadas pelo Partido Comunista de Cuba nos últimos Congressos, bem como um estudo comparativo das constituições (1976, 2019 e o projeto da última) do país para mostrar o distanciamento do atual Sistema socialista cubano da base socialista existiente antes do colapso da URSS e fundamentado pela teoria marxista. O artigo afirma que as principais mudanças (estruturais) ocorreram desde o VI Congresso com a aplicação da atualização do modelo econômico e social cubano. Além disso, propõe um estudo dessas transformações por meio do questionamento de aspectos substanciais do socialismo a partir da perspectiva do pensamento de Ernesto Che Guevara.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Fim do Mundo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Fim do Mundo detém os direitos autorais dos trabalhos publicados em suas edições. Em virtude de constarem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais, científicos e não-comerciais.