O PENSAMENTO DE GRAMSCI E A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Autores

  • Pedro Paulo Baruffi

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p90-99

Palavras-chave:

Gramsci. Hegemonia. Políticas Educacionais

Resumo

O presente artigo tem como principal foco entender e refletir como os trabalhos científicos em torno das políticas educacionais tem se relacionado com o pensamento de Gramsci.  Para isso levantou artigos na plataforma Scielo que estivessem relacionadas as políticas educacionais e Gramsci. A partir das leituras e das análises nas produções científicas à luz da teoria gramsciana é possível compreender como as classes dominantes utilizam a educação como instrumento de reprodução da ordem social, influenciando a definição de políticas educacionais e ampliando cada vez mais o avanço do neoliberalismo na educação.

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Biografia do Autor

  • Pedro Paulo Baruffi

    Professor na rede estadual de Santa Catarina. Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Rua Moacir Sampaio, 929, Berger, Caçador – SC.  Eixo Temático I: Educação, Cultura e Políticas Educacionais. Expositor do trabalho: Pedro Paulo Baruffi.

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Publicado

2024-12-02

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Gramsci, hegemonia e a emanciapação dos subalternos” - IV Colóquio Internacional Antonio Gramsci (IGS-BRASIL)

Como Citar

BARUFFI, Pedro Paulo. O PENSAMENTO DE GRAMSCI E A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 90–99, 2024. DOI: 10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p90-99. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/16861.. Acesso em: 4 dez. 2024.