GRAMSCI

UNA PERSONA CON DISCAPACIDAD EN ESTE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO Y TERRIBLE”

Autores/as

  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo - UFES https://orcid.org/0000-0001-9759-5933
  • Décio Nascimento Guimarães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)
  • Patrícia Teixeira Moschen Lievore Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92

Palabras clave:

Antonio Gramsci, Deficiência, Biografias, Capacitismo

Resumen

Este artículo busca analizar la influencia de la discapacidad de Gramsci en su trayectoria y biografía, además de mostrar lecturas capacitistas y/o presentar sólo el sesgo clínico en las biografías del teórico. Para eso, realizamos una investigación cualitativa a través de una investigación bibliográfica en las biografías ya publicadas en portugués sobre el autor, así como una investigación documental de las cartas, tal como se publicaron en Cartas do Cárcere, volúmenes I y II de Carlos Nelson Coutinho. y Luiz Sérgio Henriques (2005). A través de nuestros análisis fue posible percibir que las biografías traducidas a las que tenemos acceso en Brasil hoy no presentan o presentan muy rápidamente el hecho de que Gramsci era una persona con discapacidad, debido a un sesgo patológico o incluso como algo terrible que podría han pasado en su vida. Además, indica que es necesario realizar una nueva investigación documental sobre la historiografía y la biografía del filósofo sardo.

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Biografía del autor/a

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Docente da UFES

Décio Nascimento Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Doutor e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Coordenador do Grupo de Trabalho Educação Especial (GT 15) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Docente permanente e coordenador adjunto do Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFF). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem (PGCL/UENF). Coordenador da Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Educacionais (IFF). 

Patrícia Teixeira Moschen Lievore, Universidade Federal do Espírito Santo-UFES

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação - UFES. Especialização em Alfabetização, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Psicopedagogia e Supervisão, Orientação e Gestão Escolar. Graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2011) e e graduação em Normal Superior: Séries Iniciais do Ensino Fundamental- pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2008). Atualmente atua como Professora e Pedagoga na rede municipal de ensino de Colatina/ES.

Publicado

2023-07-06

Cómo citar

Melo, D. C. F. de, Guimarães, D. N., & Lievore, P. T. M. (2023). GRAMSCI: UNA PERSONA CON DISCAPACIDAD EN ESTE “MUNDO GRANDE, COMPLICADO Y TERRIBLE”. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(12), 71–92. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n12.p71-92

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação Especial sob a perspectiva gramsciana

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