O PROCESSO DE TRANSFORMISMO DA UNDIME NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SEU MOVIMENTO HISTÓRICO E DE SUA CONVERSÃO EM CANAL DE ACESSO AO FUNDO PÚBLICO PELO CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p70-79Palabras clave:
UNDIME; transformismo; política educacional; Estado integral; Antonio GramsciResumen
Este texto é o resultado da tese de doutorado que teve por objetivo a análise do papel da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) no processo de definição, implementação, monitoramento, acompanhamento e avaliação de políticas educacionais no Brasil e suas implicações às disputas por maiores parcelas do fundo público, em um contexto de avanço das contradições do capitalismo contemporâneo e do indissociável e complementar movimento de reconfiguração do Estado, no período de 1980 a 2023, ou seja, na esteira da estratégia de desenvolvimento neoliberal e de sua respectiva variante ideológica, o social-liberalismo. A reflexão foi conduzida com base na concepção de Estado Integral, formulada por Antonio Gramsci.
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