O PROCESSO DE TRANSFORMISMO DA UNDIME NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SEU MOVIMENTO HISTÓRICO E DE SUA CONVERSÃO EM CANAL DE ACESSO AO FUNDO PÚBLICO PELO CAPITAL

Autores

  • Danilo Bandeira dos Santos Cruz
  • Luciana Pedrosa Marcassa

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p70-79

Palavras-chave:

UNDIME; transformismo; política educacional; Estado integral; Antonio Gramsci

Resumo

Este texto é o resultado da tese de doutorado que teve por objetivo a análise do papel da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) no processo de definição, implementação, monitoramento, acompanhamento e avaliação de políticas educacionais no Brasil e suas implicações às disputas por maiores parcelas do fundo público, em um contexto de avanço das contradições do capitalismo contemporâneo e do indissociável e complementar movimento de reconfiguração do Estado, no período de 1980 a 2023, ou seja, na esteira da estratégia de desenvolvimento neoliberal e de sua respectiva variante ideológica, o social-liberalismo. A reflexão foi conduzida com base na concepção de Estado Integral, formulada por Antonio Gramsci.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Danilo Bandeira dos Santos Cruz

    Professor vinculado à Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC-BA) e doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

  • Luciana Pedrosa Marcassa

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Filosofia da Educação pela UNICAMP, com bolsa sanduíche na Université Bordeaux-3.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Edição

Seção

Dossiê Temático: “Gramsci, hegemonia e a emanciapação dos subalternos” - IV Colóquio Internacional Antonio Gramsci (IGS-BRASIL)

Como Citar

SANTOS CRUZ, Danilo Bandeira dos; MARCASSA, Luciana Pedrosa. O PROCESSO DE TRANSFORMISMO DA UNDIME NA DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: UMA ANÁLISE DE SEU MOVIMENTO HISTÓRICO E DE SUA CONVERSÃO EM CANAL DE ACESSO AO FUNDO PÚBLICO PELO CAPITAL. Revista Práxis e Hegemonia Popular, [S. l.], v. 9, n. 15, p. 70–79, 2024. DOI: 10.36311/2526-1843.2024.v9n15.p70-79. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/PHP/article/view/16858.. Acesso em: 4 dez. 2024.