UNIDADE E DIVISÃO DO COMPLEXO DA SOJA DIANTE DOS GOVERNOS DE JAIR BOLSONARO NO BRASIL E ALBERTO FERNÁNDEZ NA ARGENTINA

Autores

  • Danilo Enrico Martuscelli Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Angélica Chagas Paraizo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p101-147

Palavras-chave:

Complexo da soja. Governo Bolsonaro. Governo Fernández. Conflito de classes. Ação política.

Resumo

Este artigo pretende analisar as diferenças e similitudes da ação política das classes dominantes do complexo da soja, no Brasil e na Argentina, bem como a relação estabelecida entre esse ramo produtivo e os governos de Jair Bolsonaro e Alberto Fernández. Para o caso argentino, sustentamos a hipótese de que predominou em seu interior a ação política unificada em oposição às medidas de natureza intervencionista e estatizante adotadas pelo governo de Alberto Fernández, contribuindo, com isso, para a retomada da lógica de históricos conflitos com o peronismo. Já para o caso brasileiro, operamos com a hipótese de que o comportamento político dos setores situados dentro e fora da porteira do complexo da soja oscilou entre a unidade e a divisão diante do governo de Jair Bolsonaro, por conta da postura autoritária adotada por ele em seus discursos e ações e do conteúdo de sua política governamental ligada ao meio ambiente, à COVID-19 e às exportações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Enrico Martuscelli, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Maria Angélica Chagas Paraizo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professora de Sociologia e História na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Martuscelli, D. E., & Paraizo, M. A. C. (2023). UNIDADE E DIVISÃO DO COMPLEXO DA SOJA DIANTE DOS GOVERNOS DE JAIR BOLSONARO NO BRASIL E ALBERTO FERNÁNDEZ NA ARGENTINA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(13), 101–147. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p101-147

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)