UNIDADE E DIVISÃO DO COMPLEXO DA SOJA DIANTE DOS GOVERNOS DE JAIR BOLSONARO NO BRASIL E ALBERTO FERNÁNDEZ NA ARGENTINA

Autores

  • Danilo Enrico Martuscelli Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Angélica Chagas Paraizo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p101-147

Palavras-chave:

Complexo da soja. Governo Bolsonaro. Governo Fernández. Conflito de classes. Ação política.

Resumo

Este artigo pretende analisar as diferenças e similitudes da ação política das classes dominantes do complexo da soja, no Brasil e na Argentina, bem como a relação estabelecida entre esse ramo produtivo e os governos de Jair Bolsonaro e Alberto Fernández. Para o caso argentino, sustentamos a hipótese de que predominou em seu interior a ação política unificada em oposição às medidas de natureza intervencionista e estatizante adotadas pelo governo de Alberto Fernández, contribuindo, com isso, para a retomada da lógica de históricos conflitos com o peronismo. Já para o caso brasileiro, operamos com a hipótese de que o comportamento político dos setores situados dentro e fora da porteira do complexo da soja oscilou entre a unidade e a divisão diante do governo de Jair Bolsonaro, por conta da postura autoritária adotada por ele em seus discursos e ações e do conteúdo de sua política governamental ligada ao meio ambiente, à COVID-19 e às exportações.

Biografia do Autor

  • Danilo Enrico Martuscelli, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

  • Maria Angélica Chagas Paraizo, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professora de Sociologia e História na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

UNIDADE E DIVISÃO DO COMPLEXO DA SOJA DIANTE DOS GOVERNOS DE JAIR BOLSONARO NO BRASIL E ALBERTO FERNÁNDEZ NA ARGENTINA. (2023). Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(13), 101-147. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p101-147

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)