GRAMSCI E L'EDUCAZIONE: PER UNA PEDAGOGIA UMANISTICA NEL NOSTRO TEMPO

Autores

  • Claudia Secci Universidade de Cagliari

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p59-81

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Pedagogical themes, Humanist and emancipatory perspective.

Resumo

O artigo reconstrói as etapas do processo de formulação dos temas pedagógicos de Gramsci nos Cadernos do Cárcere, situando os escritos de Gramsci em relação às perspectivas humanistas e emancipatórias do mundo atual, no qual os temas educacionais e formativos do pensamento crítico se chocam com novas contradições e com modos de dominação sem precedentes, caracterizados por formas cada vez mais sofisticadas e tecnicamente avançadas de arregimentação molecular das amplas massas populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Secci, Universidade de Cagliari

O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Secci, C. (2023). GRAMSCI E L’EDUCAZIONE: PER UNA PEDAGOGIA UMANISTICA NEL NOSTRO TEMPO. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 8(13), 59–81. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p59-81