GRAMSCI E L'EDUCAZIONE: PER UNA PEDAGOGIA UMANISTICA NEL NOSTRO TEMPO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2023.v8n13.p59-81Palavras-chave:
Antonio Gramsci, Pedagogical themes, Humanist and emancipatory perspective.Resumo
O artigo reconstrói as etapas do processo de formulação dos temas pedagógicos de Gramsci nos Cadernos do Cárcere, situando os escritos de Gramsci em relação às perspectivas humanistas e emancipatórias do mundo atual, no qual os temas educacionais e formativos do pensamento crítico se chocam com novas contradições e com modos de dominação sem precedentes, caracterizados por formas cada vez mais sofisticadas e tecnicamente avançadas de arregimentação molecular das amplas massas populares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.