A SUPERAÇÃO DA REIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA PELA DIALÉTICA

Autores

  • Diego Dantas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p183-197

Palavras-chave:

dialética, ideologia, educação

Resumo

: Este ensaio pretende, através de abordagem dialética, pesquisa teórica e exploratória, confluir as ideias de Gramsci e Lukács, na perspectiva que tinham da ortodoxia do método dialético, cada um a seu modo (historicidade e totalidade), e que é um método ímpar para teoria e uma prática educativa no sentido mais lato do termo, isto é, de formação humana. Como esta dialética em uma ontologia da educação é central para o pensamento de Saviani, não à toa estamos utilizando-o como mediação para este ensaio. E, também a formação como salto ontológico e dialético da ideologia a partir a reprodução econômica que também foi um ponto de confluência entre os dos artífices do pensamento marxista. Pois, para os dois, e isto fica claro na Ontologia e nos Cadernos, a ideologia é o veículo de que os homens se utilizam para dar respostas aos conflitos da experiência. Portanto, a educação precisa ser uma intervenção ideológica para demover crenças do senso comum e transmutá-las para uma consciência emancipada, porém, um problema que não passa ao largo deste ensaio, é superar a imersão de uma consciência reificada, reproduzida pela estrutura capitalista. Enfrentar este debate é vital para os intelectuais da América Latina no trato da educação e da formação da consciência da classe trabalhadora, uma vez que é imanente à realidade da mesma. A metodologia adotada para o problema em questão é seguir com referencial teórico em Lukács, Gramsci e Marx, buscando partir da reprodução econômica, e do processo de reificação na estrutura capitalista para avaliar os desdobramentos no trabalho, na sociedade, no Estado, nas ciências, filosofia e arte, e como tal panorama serve de óbice à elevação e formação da consciência da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Dantas

Doutor em Educação pela UFF e Mestre em Ciência Política pela UFF. Graduado em Administração pela FCPERJ pela Universidade Candido Mendes.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Dantas, D. (2022). A SUPERAÇÃO DA REIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA PELA DIALÉTICA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 183–197. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p183-197