CONFORMISMO E SUBALTERNIDADE NO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL PAULISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p140-157

Palavras-chave:

Programa Inova Educação, Conformismo, Subalternidade, Reforma do Ensino Médio, Política educacional

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o projeto de formação e de escola para jovens das classes trabalhadoras no contexto da racionalidade neoliberal. Numa perspectiva gramsciana, são analisados elementos de conformismo e de subalternidade no Programa Inova Educação da rede estadual paulista, com base em estudo documental e bibliográfico, identificando-os com a implantação da Reforma do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular, alinhada aos ditames da mundialização do capital. Discutimos que essa reforma, por meio do currículo, desqualifica a escola pública ao introduzir o léxico do mercado e do empreendedorismo e ao reduzir os conhecimentos científicos e humanísticos para ratificar um preparo para práticas laborais precárias e naturalizar a hiperexploração. Apontamos a filosofia da práxis como avesso da subalternidade, legado para apreensão crítica e transformação da realidade e a participação política dos subalternos na definição dos rumos das mudanças educacionais no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Alencar

Pedagogo da Universidade Federal do ABC (UFABC). Mestrando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Pesquisa políticas educacionais e relações entre trabalho e educação.

Vanessa Santana dos Santos

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisa políticas educacionais e formação docente.

Márcia Aparecida Jacomini

Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realiza pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar.

Downloads

Publicado

2022-11-17

Como Citar

Alencar, F., Santos, V. S. dos, & Jacomini, M. A. (2022). CONFORMISMO E SUBALTERNIDADE NO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL PAULISTA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 7(10), 140–157. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2022.v7n10.p140-157