POLÍTICA E EDUCAÇÃO:
NOTAS ACERCA DA RELIGIÃO COMO IDEOLOGIA A PARTIR DE GRAMSCI E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2020.v5n7.p6-18Palavras-chave:
religião, ideologia, luta de classes, educação.Resumo
Este artigo traz algumas reflexões sobre a religião como ideologia a partir dos escritos de Antonio Gramsci, tendo como referência básica artigos escritos em 1916 e 1917 e fragmentos dos Cadernos do Cárcere, nos quais o autor explicita o significado do ideário religioso na formação do senso comum e a luta de classes como força que move a história. Gramsci acentua as contradições que perpassam a democracia burguesa e como a religião na Itália defende seus interesses políticos e ideológicos pela tentativa legal de controle da educação. Procura-se demonstrar ainda a atualidade destes textos ante os últimos acontecimentos que marcaram a política brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.