Foco e Escopo

Publicar artigos de filosofia ou que tenham relevância para pesquisa em filosofia. Promover debate e interlocução de idéias e textos entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Área de interesse: Filosofia. A revista Trans/Form/Ação teve seu primeiro número publicado em 1974 pelo Departamento de Filosofia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, que em 1976 passou a integrar a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Logo a seguir, o Departamento se transferiu para o campus de Marília. Desde então os maiores pesquisadores paulistas, bem como outros filósofos brasileiros e estrangeiros a eles vinculados, foram entrevistados ou publicaram artigos. No início, a revista ajudou a articular a criação de um Programa de Pós-Graduação em Filosofia e um hoje tradicional evento, a Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas. Por seu papel de fomentar o estudo da filosofia acadêmica, por estabelecer um pólo cosmopolita e pela estatura de seus primeiros colaboradores (Gilles Gaston Granger, Gérard Lebrun, Antônio Cândido de Mello e Souza, José Arthur Giannotti entre outros) adquiriu presença marcante no cenário filosófico nacional e na interlocução com grandes pensadores europeus.

 

Periodicidade:

Trimestral

 

Critérios de Avaliação:

-- objetivo(s) bem definido(s);

-- relevância do texto para a área de filosofia.

 

Análise por Pares:

Duplo-cega

 

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso aberto dos artigos, resenhas, traduções e editoriais, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Indexadores:

Web of Science; SciELO

 

 Verificação de similaridade:

Os manuscritos submetidos passarão por comparação de conteúdo com a utilização do Turnitin para identificação de potencial plágio.