A Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia tem por missão publicar, por meio eletrônico e impresso, textos de excelência em filosofia ou de relevância filosófica, socializando o conhecimento, buscando promover o debate e a interlocução de ideias. O conteúdo dos textos é exposto em forma de artigos, resenhas, traduções, além de entrevistas aplicadas a profissionais cujos papéis concernem à relevância da produção e dedicação à área filosófica. Todas as formas de publicação obedecem à variedade temática, metodológica e de época, mantendo-se, com isso, o respeito às diversas tendências do conhecimento filosófico, assim como às diversas orientações de pensamento.

Foco e Escopo

Publicar artigos de filosofia ou que tenham relevância para pesquisa em filosofia. Promover debate e interlocução de idéias e textos entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Área de interesse: Filosofia. A Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia teve seu primeiro número publicado em 1974 pelo Departamento de Filosofia da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, que em 1976 passou a integrar a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Logo a seguir, o Departamento se transferiu para o Campus de Marília. Desde então os maiores pesquisadores paulistas, bem como outros filósofos brasileiros e estrangeiros a eles vinculados, publicaram artigos ou foram entrevistados. No início, a revista ajudou a articular a criação de um Programa de Pós-Graduação em Filosofia e um hoje tradicional evento, a Jornada de Filosofia e Teoria das Ciências Humanas. Por seu papel de fomentar o estudo da filosofia acadêmica, por estabelecer um pólo cosmopolita e pela estatura de seus primeiros colaboradores (Gilles Gaston Granger, Gérard Lebrun, Antônio Cândido de Mello e Souza, José Arthur Giannotti, entre outros) adquiriu presença marcante no cenário filosófico nacional e na interlocução com grandes pensadores estrangeiros.

Periodicidade:

Trimestral.

Verificação de Similaridade de Textos

Os manuscritos submetidos passam por verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio (Turnitin) na etapa de designação das submissões.

Avaliação por Pares:

O manuscrito, seja no formato de artigo, seja tradução de algum texto filosófico ou ainda resenha de livros filosóficos, é submetido ao exame “duplo-cego” por pelo menos dois pareceristas. Os pareceristas são, preferencialmente, professores vinculados a Programas de Pós-graduação em Filosofia nacionais e internacionais. As modificações e/ou correções sugeridas pelos pareceristas quanto ao conteúdo e/ou à redação (clareza do texto, gramática ou novas normas ortográficas) das contribuições são repassadas aos respectivos autores, que terão um prazo delimitado para efetuarem as alterações requeridas. O artigo, entretanto, será enviado para avaliação apenas se satisfizer os requisitos de originalidade e adequação expostos acima e do modelo de formatação de manuscritos.

Critérios normativos para submissão:

Ao submeter o artigo, devem ser considerados os critérios de normalização para o manuscrito seguir para a fase de avaliação:

  1. O primeiro autor do manuscrito deve possuir o título de Doutor;
  2. O manuscrito não pode conter referências ao(s) autor(es);
  3. O manuscrito deve conter entre cinco e oito mil palavras (entre 14 e 21 páginas);
  4. Seguir cuidadosamente o Modelo Padrão da revista.

Critérios de Avaliação:

(1) Formulação do(s) objetivo(s), exame das obras, avaliação da bibliografia secundária, exposição dos argumentos, apresentação dos resultados.

(2) Relevância filosófica e originalidade.

Política de Acesso Aberto

Esta revista oferece acesso aberto aos artigos, resenhas, traduções, entrevistas e editoriais, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Indicadores Bibliométricos:

Scopus (CiteScore), Web of Science (Fator de Impacto), Google Scholar (índice h5).

Endereços da revista na internet

http://www.scielo.br/trans

http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao

https://www.scopus.com/sourceid/5600155298?origin=resultslist

https://login.webofknowledge.com

http://132.248.9.1:8991/F/VFU31CAKBPKGSAECDCDMTE3ACYGPJS2INSAP93NBJ3T8QH1D3S-23015?func=find-word&scan_code=WRE&rec_number=000160252&scan_word=trans/form/acao

www.ebscohost.com

https://www.mla.org/Publications/MLA-International-Bibliography

http://pob.peeters-leuven.be/content.php

http://www.proquest.com/products-services/llba-set-c.html

http://search.proquest.com/wpsa

http://www.proquest.com/products-services/socioabs-set-c.html

http://diadorim.ibict.br