INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NOS INSTITUTOS FEDERAIS BRASILEIROS:

REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Tatiane Cimara dos Santos Medeiros Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Daniela Oliveira Ramos dos PASSOS Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

DOI:

https://doi.org/10.36311/2358-8845.2019.v6n1.13.p183

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação Profissional; Institutos Federais.

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de pesquisas que investigaram a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) brasileiros, publicadas no período de 2013 a 2018, no Banco de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD/CAPES), a fim de compreender como estão sendo implementação as políticas de educação especial nesses institutos. Como metodologia foi realizada um levantamento no BTD/CAPES com os seguintes descritores: Educação Profissional, Inclusão e Educação Especial. Após a leitura do título, excluíram-se os trabalhos repetidos e que não possuíam relação direta com a temática. Após a leitura dos resumos das pesquisas localizadas, obteve-se o total de 27 trabalhos: 23 dissertações e 04 teses. Como resultado, destaca-se que a temática mais pesquisada foi o tema sobre as Condições de acesso, permanência e acessibilidade (N=13), seguida do tema Concepções/representações sobre inclusão (N=6). Entre os principais resultados das pesquisas destaca-se o avanço com a ampliação da acessibilidade nos vestibulares. Por outro lado, os IFs enfrentam muitas dificuldades para a implementar as políticas de educação especial, como exemplo, a falta de recursos humanos qualificado, de recursos financeiros e a presença de barreiras atitudinais.

Biografia do Autor

  • Tatiane Cimara dos Santos Medeiros, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Mestranda em Educação Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG).

  • Daniela Oliveira Ramos dos PASSOS, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

    Doutora em Sociologia Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

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Publicado

2019-11-13

Edição

Seção

Artigos