ASPECTOS RELEVANTES DA ARQUIVÍSTICA CONTEMPORÂNEA NO ÂMBITO DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL

Palavras-chave: Organização do conhecimento, Arquivística Contemporânea, Interdisciplinaridade

Resumo

O objetivo do estudo é identificar elementos teórico-práticos de Arquivística presentes no  âmbito da produção cientifica em Organização e Representação do Conhecimento no Brasil por meio de uma análise dos Anais da ISKO Brasil entre 2011 e 2017. O estudo justifica-se pelas possibilidades de avanço tanto teórico-práticos das aproximações conceituais e metodológicas entre a Arquivística e a ORIC em vista da melhoria da qualidade da recuperação da informação. O levantamento identificou uma presença crescente de temas de processamento técnico em Arquivística na dimensão Aplicada e uma escassez de abordagens na dimensão Epistemológica e Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leolíbia Luana Linden, Ms., Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) na Universidade Federal de Santa Catarina e graduada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental (UFSC). Possui experiência da área da Ciência da Informação com ênfase em Arquivologia. Tem interesse nos temas relacionados a: organização e representação da informação, descrição arquivística. Atualmente é Presidente da Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina (AAESC) e Representante Titular do Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) vinculado ao MinC.

William Barbosa Vianna, Dr., Departamento de Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Coordenador do Bacharelado em Ciência da Informação (2017-2019). Campo do Conhecimento: Ciência da Informação. Área de atuação: Gestão da Informação. Doutorado em Engenharia de Produção (2011). Mestrado Profissional em Administração (USF, 2004). Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC, 2008). Graduação em Ciências Humanas - Filosofia (UCDB-1989). Áreas de interesse: (1) Gestão Estratégica da Informação; (2) Curadoria Digital; (3) Tecnologia Assistiva; (4) Bibliotecas Escolares; (5) Big Data & Teoria da Decisão e, (6) Epistemologia aplicada a tópicos interdisciplinares em Ciência da Informação. É líder do grupo de pesquisa em Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação.
Marisa Basílio Brascher Medeiros, Dra., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, com dois anos de pesquisa na Université de Nice Sophia Antipolis (França). Diretora Adjunta (1999-2000) e Diretora (2002-2003) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (2006-2008). Vice-Diretora da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (2005-2009). Coordenadora Adjunta da Área Comunicação e Informação da CAPES (2014-2018). Atua principalmente nos seguintes temas: organização da informação, organização do conhecimento, indexação, sistemas de organização do conhecimento. Líder do Grupo de Pesquisa Organização do Conhecimento e Gestão Documental

Publicado
2019-06-28
Como Citar
LINDEN, L.; VIANNA, W.; BRASCHER MEDEIROS, M. ASPECTOS RELEVANTES DA ARQUIVÍSTICA CONTEMPORÂNEA NO ÂMBITO DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO NO BRASIL. Brazilian Journal of Information Science: research trends, v. 13, n. 2, p. 48-58, 28 jun. 2019.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)