A Mediação Documentária

especificidade e atualidade

Autores

  • Matheus Aguiar de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) image/svg+xml
  • Cristina Dotta Ortega Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024001

Palavras-chave:

Mediação documentária, Mediação da informação, Documentação, Ciência da Informação, Biblioteconomia, Bibliografia

Resumo

A mediação documentária é um conjunto de ações de intervenção sobre objetos para transformá-los em documentos. Essas ações implicam a elaboração de produtos documentários, bem como serviços e atividades para potencializar o acesso e o uso desses produtos. A mediação documentária foi tradicionalmente estudada nas disciplinas Arquivologia, Bibliografia-Biblioteconomia e Museologia. A articulação entre elas produz o campo dos estudos documentários, também conhecido como Documentação. Com a disseminação da Ciência da Informação nos Estados Unidos, a partir da década de 1960, o estudo da mediação documentária foi acomodado como um dos seus temas, o que acarretou o apagamento parcial de seus fundamentos. Sendo assim, o objetivo do trabalho é explorar o campo científico dos estudos documentários, haja vista que ele permite fundamentar a mediação documentária. O artigo é uma pesquisa básica e exploratória, desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, segundo a seguinte estrutura: na seção 2, analisamos o percurso constitutivo teórico-disciplinar dos estudos documentários; na seção 3, discorremos sobre o conceito de mediação documentária; e, na seção 4, abordamos as categorias explicativas do campo. O estudo permite identificar a instabilidade que marca o percurso do campo e evidenciar a riqueza de conhecimentos elaborados ao longo do tempo que precisam ser recuperados.

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Biografia do Autor

Matheus Aguiar de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Ciência da Informação (PPGCI - UFMG). Mestre em Ciência da Informação (PPGCI - UFMG) (2020/1). Bacharel em Biblioteconomia (UFMG). Estou como bibliotecário escolar da Prefeitura de Belo Horizonte. Temáticas de interesse: Mediação documentária, Documentação, Epistemologia da Ciência da Informação, Biblioteconomia escolar, Organização da informação. Integrante do grupo "Fundamentos teóricos, metodológicos e históricos da Organização da Informação", da UFMG, coordenado por Cristina Dotta Ortega.

Cristina Dotta Ortega, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduação em Biblioteconomia e mestrado e doutorado em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Experiência profissional em produção e gestão de bases de dados e de tesauros orientados a contextos institucionais. Professora Associada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG), atuando no curso de graduação em Biblioteconomia e como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Credenciada como orientadora plena no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da ECA/USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do projeto de extensão a profissionais e professores Jornada de Relatos e Debates da Prática Bibliotecária. É membro da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação, da ISKO - International Society for Knowledge Organization e da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, atuando como coordenadora adjunta do GT1 - Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação no ano de 2019. Foi membro do Grupo Temma, da USP, de 2014 a 2017, quando ocorreu sua extinção. Coordenadora do grupo de pesquisa Fundamentos teóricos, metodológicos e históricos da Organização da Informação, da UFMG, registrado no CNPq. Desenvolve pesquisas sobre Organização da Informação, explorando fundamentos e metodologias sob o aporte dos estudos da linguagem e seus percursos de constituição histórica. Pesquisa também a epistemologia do campo, investigando o conceito de documento como produto das ações de mediação documentária, na perspectiva da Bibliografia, da Biblioteconomia e da Documentação. E-mail de contato: ortega@eci.ufmg.br

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Publicado

2024-01-27

Como Citar

Carvalho, M. A. de, e C. D. Ortega. “A Mediação Documentária: Especificidade E Atualidade”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, janeiro de 2024, p. e024001, doi:10.36311/1981-1640.2024.v18.e024001.