Perspectivas conceituais e gerenciais de políticas públicas na contemporaneidade

  • Maria Aparecida Nascimento Ferreira Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
  • Cesar Augusto Cusin Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília
Palavras-chave: Políticas Públicas, Gestão Informacional, Tipologias de políticas públicas

Resumo

Compreende os aspectos conceituais e gerenciais de políticas públicas na sociedade contemporânea e visa apresentar um quadro teórico a respeito da temática e suas terminologias, além disso, mostra os principais pensadores que contribuíram para fundação das discussões. A eficácia dos meios/instrumentos de elaboração das políticas públicas depende da participação popular e gestão democrática que tenha uma visão ampla sobre as reais necessidades. Trata-se de uma reflexão mediante a literatura vigente sobre a gestão informacional das políticas públicas no âmbito municipal, estadual e federal no intuito de promoção de desempenho organizacional a fim de obtenção de sucesso, bem como mostrar as circunstâncias das tipologias de políticas públicas contextualizadas de acordo com a finalidade/função. Portanto, as políticas públicas devem ser pensadas de forma racional, voltadas para atender as necessidades da população a fim de corroborar com a qualidade de vida, contudo, o Estado/Governo e pesquisadores são os responsáveis pela criação e aprimoramento das leis e diretrizes que regem esse universo.

Recebido: 16/08/2018

Aceito: 03/10/2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Nascimento Ferreira, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri (2014), Especialista em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade de Juazeiro do Norte (2018) e Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (2019). Atualmente atua como Bibliotecária Documentalista do Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário INTA - UNINTA (Sobral-CE). CV: http://lattes.cnpq.br/1648578221146483.

Cesar Augusto Cusin, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) – UNESP/campus de Marília

Técnico em Processamento de Dados (1995), Graduado em Letras pelas Faculdades Integradas de Itararé (2001), Mestre em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) (2005), Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) (2010). Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Faculdade Paraíso do Ceará (FAPCE). CV: http://lattes.cnpq.br/3946561052824159

Publicado
2019-12-20
Seção
Artigos de Pesquisa