Esclarecimento e educação em Kant

a autonomia como um projeto de melhoramento humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2019.v42n2.04.p59

Palavras-chave:

Educação, Formação Humana, Esclarecimento

Resumo

A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant (1724-1804), de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isto significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Partimos, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da pedagogia como o cumprimento do ideal de Esclarecimento moderno, que articula em seu bojo o desenvolvimento do indivíduo seja do ponto de vista teórico-especulativo, seja daquele moral. Ao fim e ao cabo, a proposta da educação coincide com a proposta do Esclarecimento que, por sua vez, nada mais é que aquela da autoconstrução do sujeito como senhor de si mesmo, como horizonte aberto em permanente aprimoramento.

Recebido: 02/09/2017
Aceito: 28/08/2018

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Edmar Lima Filho, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

    Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2564-2651 E-mail: semedmar@yahoo.com.br
    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisas Ludwig Feuerbach e pensamento pós-hegeliano (GPELF/UVA-CNPq), membro pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião (GEPHIR/UVA-CNPq) e do Laboratório de Estudos Hegelianos (LEH/UVA-FUNCAP).

Publicado

22-06-2019 — Atualizado em 22-07-2022

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

LIMA FILHO, José Edmar. Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como um projeto de melhoramento humano. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 42, n. 2, p. 59–84, 2022. DOI: 10.1590/0101-3173.2019.v42n2.04.p59. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7273.. Acesso em: 22 nov. 2024.