Esclarecimento e educação em Kant
a autonomia como um projeto de melhoramento humano
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2019.v42n2.04.p59Parole chiave:
Educação, Formação Humana, EsclarecimentoAbstract
A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant (1724-1804), de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isto significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Partimos, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da pedagogia como o cumprimento do ideal de Esclarecimento moderno, que articula em seu bojo o desenvolvimento do indivíduo seja do ponto de vista teórico-especulativo, seja daquele moral. Ao fim e ao cabo, a proposta da educação coincide com a proposta do Esclarecimento que, por sua vez, nada mais é que aquela da autoconstrução do sujeito como senhor de si mesmo, como horizonte aberto em permanente aprimoramento.
Recebido: 02/09/2017
Aceito: 28/08/2018
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 TRANS/FORM/AÇÃO: REVISTA DE FILOSOFIA
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.