APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO EM BATESON

A EXIGÊNCIA DE UMA EPISTEMOLOGIA FORMAL E COMPLEXA

Autores

  • Maria Clara Faria Costa OLIVEIRA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000100006

Palavras-chave:

Bateson. Epistemologia. Double bind. Aprender a aprender. Comunicação. Patamares de aprendizagem.

Resumo

Para Bateson, a mudança social radicaria numa mudança epistemológica profunda que incidisse sobretudo na educação e na comunicação (onde incluía a sua teorização psicológica). Essa revolução paradigmática, baseada na lógica formal de Whitehead e Russell, evitaria discursos ditos científicos destituídos de rigor. Aqui, analisamos hermeneuticamente o seu pensamento, salientando os limites que a lógica formal encontra nas experiências éticas, religiosas e estéticas. Sem essa revolução, encontramo-nos condenados à estagnação intelectual, pois formamos cidadãos sem capacidade de aprender a aprender, que possibilitaria a capacidade de produzir abduções, inferência lógica tão necessária na produção do raciocínio humano; o seu desenvolvimento garantiria a capacidade de pensar/construir complexamente o mundo, interligando os saberes; poucos são também aqueles que explicitam e argumentam a favor das suas crenças, base axiomática da capacidade abdutiva. A organização social (via sistema educativo, formal e não formal) se constrói com sujeitos que raramente possuem mentes bem estruturadas, favorecedoras de passagem de patamares de aprendizagem para outros superiores. Antes se estimula a confusão de tipos lógicos, tomando o todo pela parte, por exemplo. Bateson critica também o sistema de avaliação quantitativo, diminuindo a possibilidade de formação do pensamento abstrato e formal, como a filosofia e a matemática exigem.

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Biografia do Autor

  • Maria Clara Faria Costa OLIVEIRA

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Publicado

16-02-2016

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Clara Faria Costa. APRENDIZAGEM E COMUNICAÇÃO EM BATESON: A EXIGÊNCIA DE UMA EPISTEMOLOGIA FORMAL E COMPLEXA. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 39, n. 01, 2016. DOI: 10.1590/S0101-31732016000100006. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/5807.. Acesso em: 24 nov. 2024.