PROGRESSO CIENTÍFICO E VERDADE EM POPPER

Autores

  • Elizabeth de Assis DIAS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732015000200008

Palavras-chave:

Progresso científico. Verdade. Testabilidade. Corroboração.

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar que, para solucionar a questão da possibilidade do progresso científico, Popper precisou introduzir a ideia de verdade no âmbito de sua teoria da ciência. Essa concepção de progresso, em termos da noção de verdade, só será delineada na obra Conjectura e refutações (1963), pois a ideia de que o alvo da ciência é a verdade ainda não aparece teorizada em suas primeiras obras. Quando Popper escreveu sua A lógica da pesquisa científica (1934), a ciência
era definida em termos de regras lógico-metodológicas e não de suas metas. O avanço científico é concebido a partir das noções de testabilidade e de corroborabilidade das teorias, exigências lógicometodológicas para que uma teoria seja considerada como científica. Popper não relacionou a questão do progresso científico à noção de verdade, nessa obra, porque, quando a escreveu, não dispunha de uma consistente teoria da verdade. Foi somente após Tarski ter escrito seu artigo sobre a concepção semântica da verdade que Popper, tendo por base essa concepção de verdade, pôde complementar as suas teses sobre o progresso da ciência, expostas em sua A lógica da pesquisa cientifica, com uma teoria acerca do conteúdo de verdade e da aproximação da verdade.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth de Assis DIAS

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Publicado

10-08-2015

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

DIAS, Elizabeth de Assis. PROGRESSO CIENTÍFICO E VERDADE EM POPPER. Trans/Form/Ação, Marília, SP, v. 38, n. 2, 2015. DOI: 10.1590/S0101-31732015000200008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/5238.. Acesso em: 25 nov. 2024.

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