Perspectiva filosófica sobre o desenvolvimento artístico e o pensamento histórico da animação

Autores

Palavras-chave:

Perspectiva filosófica, Pensamento Xiang, Pensamento espiritual, Pensamento de animação, Reconstrução artística

Resumo

No contexto da “era da leitura de imagens”, a animação também é um produto moderno, e a animação chinesa sempre foi uma “transmissão de imagens por meio de imagens”. Os autores acostumaram-se a pegar emprestado desenhos animados de países, como o Japão ou países europeus, e sua criatividade no pensamento de animação foi bastante suprimida, o que é um golpe devastador. Ao rastrear a origem do pensamento de animação, a partir de uma perspectiva filosófica, a evolução do pensamento e da expressão humana pode ser mais bem compreendida. Isso ajuda os pesquisadores a entender a evolução e as inovações da cultura humana e, assim, perceber melhor a relação entre cultura, arte e filosofia. O pensamento objetal enfatiza a divisão de problemas complexos em componentes menores, ou seja, os objetos. Na animação, isso pode ser interpretado como a divisão de cenas e ações complexas em objetos, personagens e elementos separados. Essa abstração e correlação de objetos ajudam os animadores a entender e projetar melhor as interações entre os personagens, o movimento dos objetos e a dinâmica da animação geral. Embora o estudo do “pensamento Xiang” tenha se desenvolvido na história da filosofia, ele não está diretamente relacionado ao rastreamento do pensamento de animação e à reconstrução artística. De fato, ele tem um impacto significativo no pensamento da animação. Por meio da análise do texto filosófico das obras de animação, os pesquisadores podem descobrir os temas filosóficos, os símbolos e os significados da animação. Isso pode incluir a interpretação de um trabalho de animação específico e como determinados pensamentos filosóficos são expressos, por meio da narrativa, dos personagens, dos elementos visuais etc. Portanto, o estudo do pensamento objetal tem um significado prático importante, para explicar a singularidade do pensamento de animação. Um dos objetivos da pesquisa pode ser descobrir a intertextualidade entre animação e filosofia, o que inclui explorar como os escritos e pensamentos filosóficos são representados na animação e, consequentemente, como a animação afeta o pensamento filosófico.

Referências

AGYEIWAAH, E.; WANTANEE, S.; LI, Y. S. C. Cool Japan’: Anime, Soft Power and Hong Kong generation Y travel to Japan. Journal of China Tourism Research, v. 15, n. 2, p. 127-148, 2019.

ANWAR, A.; YATIM, R. The Influence of Numbered Head Together Cooperative Learning Model on Animation Thinking Ability and Level 4 Student Learning Outcomes Theme 7 Subtheme Beautiful Diversity. Proceeding the International Conference on Education Innovation, v. 2, n. 1, p. 1-5, 2018.

CHEN, Z. T. Poetic Prosumption of Animation, Comic, Game and Novel in a Post-Socialist China: A Case of a Popular Video-Sharing Social Media Bilibili as Heterotopia. Journal of Consumer Culture, v. 21, n. 2, p. 257-277, 2021.

D’AMORE, M. At the Root of Learned Travel New Science, the ‘Other’ and Imperialism in the Early Philosophical Transactions. Critical Survey, v. 29, n. 2, p. 58-75, 2017.

GAO, H. M. The Establishment and Improvement of Scientific Thinking Mode in the Teaching of Animation Courses. Times Report, v. 1, n. 30, p. 116-117, 2021.

HARVEY, A. D. Art and Design. Critical Survey, v. 29, n. 1, p. 133-137, 2017.

HAYNES, J.; KARIN, M. Taking Age Out of Play: Children’s Animistic Philosophising through a Picturebook. Oxford Literary Review, v. 41, n. 2, p. 290-309, 2019.

JU, Y. Cultivating Animation Character Design Talents with Innovative Thinking. Journal of Jixi University (Comprehensive Edition), v. 12, n. 3, p. 20-21, 2012.

KIRILLOVA, K.; PENG, C.; CHEN, H. Y. Anime Consumer Motivation for Anime Tourism and How to Harness It. Journal of Travel & Tourism Marketing, v. 36, n. 2, p. 268-281, 2019.

LI, D. F. On the Role of Animation Thinking in Graduation Design. Chinese Literary and Artist, v. 0, n. 6, p. 148-148, 2017.

LI, S.; ZHU, Q. L. On the Cultivation of Creative Thinking in Animation Teaching. Journal of Xianning University, v. 30, n. 5, p. 85-86, 2010.

LU, J. Z. Semiotics Thinking in Animation Communication: Comment on Li Tao’s Animation Symbols and National Image. Symbols and Media, v. 3, n. 1, p. 204-209, 2016.

O’BYRNE, W. I.; RADAKOVIC, N.; HUNTER-DONIGER, T. et al. Designing Spaces for Creativity and Divergent Thinking: Pre-Service Teachers Creating Stop Motion Animation on Tablets. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 6, n. 2, p. 182-199, 2018.

RAHMAWATI, F.; ZAKA, H. R. Improving High-Level Thinking Skills in Students Through Powtoon-Based Animation Video Media. Journal of Education Technology, v. 5, n. 4, p. 654-662, 2021.

RUAN, L. Promoting Japan’s World Cosplay Summit in China’s Anime, Comic, and Games Communities: Authenticities in Intercultural Transaction. Asian Anthropology, v. 17, n. 3, p. 204-220, 2018.

WEI, S. Historical Restoration and Artistic Reconstruction: The Literati Image in the Film “Red Cliff”. Film Literature, v. 0, n. 10, p. 134-136, 2021.

ZHU, J. T. On the Training Content and Methods of Creative Thinking in Animation Creation. Shanhaijing: Frontiers of Education, v. 0, n. 1, p. 1-11, 2021.

Received: 06/09/2023 – Approved: 10/11/2023 – Published: 18/04/2024

Publicado

16-04-2024

Como Citar

Perspectiva filosófica sobre o desenvolvimento artístico e o pensamento histórico da animação. (2024). Trans/Form/Ação, 47(5), e02400159. https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15071