A temporalidade da imagem e sua função crítica

Autores

  • María Victoria Dahbar Instituto de Humanidades-CONICET, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46n3.p157

Palavras-chave:

Temporalidade, Imagem dialética, Walter Benjamin, História, Virada afetiva

Resumo

A imagem é dita de muitas maneiras. Diante do equívoco, poderíamos desobstruir seu caminho analítico, restaurar seu trânsito histórico, desistir. Em vez disso, alerta a autora, esse texto encontra uma alternativa numa reflexão sobre a imagem atenta à sua dimensão temporal. Para isso, lança mão de duas reflexões nodais: a noção benjaminiana de imagem dialética e a ligação entre imagem e emoções, trabalhada contemporaneamente pela teoria queer. A noção de imagem dialética possibilita, mesmo para além do seu autor, uma outra articulação entre imagem e história, a qual permite entendê-la não só enquanto fenômeno linguístico, mas também na sua dimensão visual e audiovisual. A teoria queer, em sua virada afetiva, apresentou uma possível ligação entre imagens e afetos que enseja a composição de um arquivo efêmero, que desclassifica nossas categorias temporais, conforme Cvetkovich, e a questão ética sobre nossas respostas primárias à imagem, a partir de Butler. Dahbar argumenta que a viagem por ambas as noções aborda, em última instância, a temporalidade das imagens em seu poder crítico, aquela velha insistência em pensar imagens que contenham sua própria destruição.

Biografia do Autor

  • María Victoria Dahbar, Instituto de Humanidades-CONICET, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba

    Instituto de Humanidades (IDH-CONICET), Facultad de Filosofía y Humanidades, y Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba – Argentina. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7995-0030.

Referências

ABADI, F. La ampliación del concepto de experiencia en Benjamin: de Kant al surrealismo. Eikasía revista de filosofía, Oviedo, España, v. 67, p. 193-212, dec. 2015.

ADORNO, G. Correspondencia 1930-1940/Gretel Adorno y Walter Benjamin. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2011.

ADORNO, T. Correspondencia 1928-1940/Theodor W. Adorno y Walter Benjamin; epilogo de Beatriz Sarlo. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2021.

AMADO, A.; SZURMUK, M. Narrar la guerra a través de la forma. Entrevista a Trinh Minh-ha. Revista Mora, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 23, n. 1, p. 127-140, jul. 2017.

BENJAMIN, W. Sobre el programa de la filosofía venidera. In: BENJAMIN, W. Iluminaciones IV. Para una crítica de la violencia y otros ensayos. Bogotá: Taurus, 2001.

BENJAMIN, W. La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica (Urtext). México: Ítaca, 2003.

BENJAMIN, W. Libro de los pasajes. Madrid: Akal, 2005.

BENJAMIN, W. Sobre el concepto de historia. In: BENJAMIN, W. Estética y Política. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2009.

BENJAMIN, W. Denkbilder. Epifanías en viajes. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2011.

BENJAMIN, W. Calle de mano única. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2014.

BUCK-MORSS, S. Origen de la dialéctica negativa. Theodor W. Adorno, Walter Benjamin y el Instituto de Frankfurt. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2011.

BUCK-MORSS, S. Walter Benjamin, escritor revolucionario. Buenos Aires: La Marca, 2014.

BUTLER, J. Marcos de guerra. Las vidas lloradas. Buenos Aires: Paidos, 2010.

CASULLO, N. La revolución como pasado. In: CASULLO, N. Las cuestiones. Buenos Aires: FCE, 2007.

CVETKOVITCH, A. Un archivo de sentimientos. Trauma, sexualidad y culturas públicas lesbianas. Barcelona: Bellaterra, 2018.

DAHBAR, V.; GALL, N.; SONG, E. Indignadas y melancólicas. Hacia una ontología crítica de los afectos. In: MACCARIO, Paula; CUELLO, Camila (comp.). Resistencia, Melancolía, Crueldad. XIV Jornadas de Filosofía Política, 89-98. Córdoba: Encuentro, 2019.

DIDI-HUBERMAN, G. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2015.

DIMÓPULOS, M. Carrusel Benjamin. Buenos Aires: ETERNA CADENCIA, 2017.

HILLACH, A. IMAGEN DIALÉCTICA. In: OPITZ, M.; WIZISLA, E. (ed.). Conceptos de Walter Benjamin. (643-708). Buenos Aires: Las Cuarenta, 2014.

KAIRUZ, M. Partes de Guerra. Página12, Buenos Aires, 23 nov. 2008. Disponible en https://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/radar/9-4945-2008-11-23.html. Acceso en: 10 mar. 2022.

KOSELLECK, R. Futuro pasado. Para una semántica de los tiempos históricos. Barcelona: Paidós, 1993.

MINH-HA, T. El afán totalitario de significado. Archivos de la filmoteca: revista de estudios históricos sobre la imagen, v. 57-58, n. 2, p. 223-248, 2007.

REYES MATE, M. Medianoche en la historia. Comentarios a las tesis de Walter Benjamin «Sobre el concepto de historia». Madrid: Trotta, 2009.

ROLDÁN, E. El cine como contraesfera pública. Alexander Kluge para una estética crítica del cine después de Adorno. 2020, 264 p. (Tesis de Doctorado en Filosofía) – Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, 2021.

SEDGWICK, E. K. Tocar la fibra. Afecto, pedagogía, performatividad. Madrid: Alpuerto, 2018.

VARGAS, M. El problema del tiempo histórico y la imagen dialéctica en Walter Benjamin. Revista Latinoamericana de Filosofía, v. XXXVIII, n. 1, p. 85-108, 2012.

WEIGEL, S. Cuerpo, imagen y espacio en Walter Benjamin. Una relectura. Buenos Aires: Paidós, 2001.

Recibido: 12/09/2022

Acepto: 08/11/2022

Publicado

15-06-2023

Edição

Seção

Artigos e Comentários

Como Citar

A temporalidade da imagem e sua função crítica. (2023). Trans/Form/Ação, 46(3), 157-176. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46n3.p157