A temporalidade da imagem e sua função crítica

Autores

  • María Victoria Dahbar Instituto de Humanidades-CONICET, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba

Palavras-chave:

Temporalidade, Imagem dialética, Walter Benjamin, História, Virada afetiva

Resumo

A imagem é dita de muitas maneiras. Diante do equívoco, poderíamos desobstruir seu caminho analítico, restaurar seu trânsito histórico, desistir. Em vez disso, alerta a autora, esse texto encontra uma alternativa numa reflexão sobre a imagem atenta à sua dimensão temporal. Para isso, lança mão de duas reflexões nodais: a noção benjaminiana de imagem dialética e a ligação entre imagem e emoções, trabalhada contemporaneamente pela teoria queer. A noção de imagem dialética possibilita, mesmo para além do seu autor, uma outra articulação entre imagem e história, a qual permite entendê-la não só enquanto fenômeno linguístico, mas também na sua dimensão visual e audiovisual. A teoria queer, em sua virada afetiva, apresentou uma possível ligação entre imagens e afetos que enseja a composição de um arquivo efêmero, que desclassifica nossas categorias temporais, conforme Cvetkovich, e a questão ética sobre nossas respostas primárias à imagem, a partir de Butler. Dahbar argumenta que a viagem por ambas as noções aborda, em última instância, a temporalidade das imagens em seu poder crítico, aquela velha insistência em pensar imagens que contenham sua própria destruição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Victoria Dahbar, Instituto de Humanidades-CONICET, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba

Instituto de Humanidades (IDH-CONICET), Facultad de Filosofía y Humanidades, y Facultad de Ciencias de la Comunicación, Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba – Argentina. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7995-0030.

Referências

ABADI, F. La ampliación del concepto de experiencia en Benjamin: de Kant al surrealismo. Eikasía revista de filosofía, Oviedo, España, v. 67, p. 193-212, dec. 2015.

ADORNO, G. Correspondencia 1930-1940/Gretel Adorno y Walter Benjamin. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2011.

ADORNO, T. Correspondencia 1928-1940/Theodor W. Adorno y Walter Benjamin; epilogo de Beatriz Sarlo. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2021.

AMADO, A.; SZURMUK, M. Narrar la guerra a través de la forma. Entrevista a Trinh Minh-ha. Revista Mora, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, v. 23, n. 1, p. 127-140, jul. 2017.

BENJAMIN, W. Sobre el programa de la filosofía venidera. In: BENJAMIN, W. Iluminaciones IV. Para una crítica de la violencia y otros ensayos. Bogotá: Taurus, 2001.

BENJAMIN, W. La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica (Urtext). México: Ítaca, 2003.

BENJAMIN, W. Libro de los pasajes. Madrid: Akal, 2005.

BENJAMIN, W. Sobre el concepto de historia. In: BENJAMIN, W. Estética y Política. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2009.

BENJAMIN, W. Denkbilder. Epifanías en viajes. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2011.

BENJAMIN, W. Calle de mano única. Buenos Aires: El Cuenco de Plata, 2014.

BUCK-MORSS, S. Origen de la dialéctica negativa. Theodor W. Adorno, Walter Benjamin y el Instituto de Frankfurt. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2011.

BUCK-MORSS, S. Walter Benjamin, escritor revolucionario. Buenos Aires: La Marca, 2014.

BUTLER, J. Marcos de guerra. Las vidas lloradas. Buenos Aires: Paidos, 2010.

CASULLO, N. La revolución como pasado. In: CASULLO, N. Las cuestiones. Buenos Aires: FCE, 2007.

CVETKOVITCH, A. Un archivo de sentimientos. Trauma, sexualidad y culturas públicas lesbianas. Barcelona: Bellaterra, 2018.

DAHBAR, V.; GALL, N.; SONG, E. Indignadas y melancólicas. Hacia una ontología crítica de los afectos. In: MACCARIO, Paula; CUELLO, Camila (comp.). Resistencia, Melancolía, Crueldad. XIV Jornadas de Filosofía Política, 89-98. Córdoba: Encuentro, 2019.

DIDI-HUBERMAN, G. Ante el tiempo. Historia del arte y anacronismo de las imágenes. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2015.

DIMÓPULOS, M. Carrusel Benjamin. Buenos Aires: ETERNA CADENCIA, 2017.

HILLACH, A. IMAGEN DIALÉCTICA. In: OPITZ, M.; WIZISLA, E. (ed.). Conceptos de Walter Benjamin. (643-708). Buenos Aires: Las Cuarenta, 2014.

KAIRUZ, M. Partes de Guerra. Página12, Buenos Aires, 23 nov. 2008. Disponible en https://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/radar/9-4945-2008-11-23.html. Acceso en: 10 mar. 2022.

KOSELLECK, R. Futuro pasado. Para una semántica de los tiempos históricos. Barcelona: Paidós, 1993.

MINH-HA, T. El afán totalitario de significado. Archivos de la filmoteca: revista de estudios históricos sobre la imagen, v. 57-58, n. 2, p. 223-248, 2007.

REYES MATE, M. Medianoche en la historia. Comentarios a las tesis de Walter Benjamin «Sobre el concepto de historia». Madrid: Trotta, 2009.

ROLDÁN, E. El cine como contraesfera pública. Alexander Kluge para una estética crítica del cine después de Adorno. 2020, 264 p. (Tesis de Doctorado en Filosofía) – Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, 2021.

SEDGWICK, E. K. Tocar la fibra. Afecto, pedagogía, performatividad. Madrid: Alpuerto, 2018.

VARGAS, M. El problema del tiempo histórico y la imagen dialéctica en Walter Benjamin. Revista Latinoamericana de Filosofía, v. XXXVIII, n. 1, p. 85-108, 2012.

WEIGEL, S. Cuerpo, imagen y espacio en Walter Benjamin. Una relectura. Buenos Aires: Paidós, 2001.

Recibido: 12/09/2022

Acepto: 08/11/2022

Publicado

15-06-2023

Como Citar

Dahbar, M. V. (2023). A temporalidade da imagem e sua função crítica. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 46(3), 157–176. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/13714

Edição

Seção

Artigos e Comentários