Opinião pública e tecnologia
Os impactos do Big Data nos estudos de opinião pública sob o olhar do pragmatismo
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.30.p375Parole chiave:
Pesquisa de opinião pública, Big Data, Significado, PragmatismoAbstract
Neste artigo investigamos como o estudo da opinião pública é influenciado pelas pesquisas de opinião pública na medida em que estas funcionam como meios para inquirição da realidade. Com o crescente movimento de datificação do mundo, transformações científicas e tecnológicas emergem e impactam o campo de estudos da opinião pública. Temos hoje, de um lado, as pesquisas de opinião tradicionais e, do outro lado, as pesquisas possibilitadas pelo advento do Big Data. Para além de um apanhado de protocolos metodológicos, cada um dos modelos abarca em si um significado de “opinião pública'', remontando-nos ao velho embate epistemológico entre teoria e metodologia presente nesse campo de estudo. Descreveremos as principais diferenças entre esses dois modelos para, em seguida, sob o olhar do pragmatismo de Peirce enquanto teoria de significação, analisar a transição pela qual estamos passando nos dias de hoje.
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Recebido: 13/11/2020 - Aceito: 13/5/2021
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