Opinião pública e tecnologia

Os impactos do Big Data nos estudos de opinião pública sob o olhar do pragmatismo

Autores

  • Vinicius Romanini ECA-USP
  • Pedro Caldas ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.30.p375

Palavras-chave:

Pesquisa de opinião pública, Big Data, Significado, Pragmatismo

Resumo

Neste artigo investigamos como o estudo da opinião pública é influenciado pelas pesquisas de opinião pública na medida em que estas funcionam como meios para inquirição da realidade. Com o crescente movimento de datificação do mundo, transformações científicas e tecnológicas emergem e impactam o campo de estudos da opinião pública. Temos hoje, de um lado, as pesquisas de opinião tradicionais e, do outro lado, as pesquisas possibilitadas pelo advento do Big Data. Para além de um apanhado de protocolos metodológicos, cada um dos modelos abarca em si um significado de “opinião pública'', remontando-nos ao velho embate epistemológico entre teoria e metodologia presente nesse campo de estudo. Descreveremos as principais diferenças entre esses dois modelos para, em seguida, sob o olhar do pragmatismo de Peirce enquanto teoria de significação, analisar a transição pela qual estamos passando nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Romanini, ECA-USP

Professor do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP.

Pedro Caldas, ECA-USP

Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Referências

ALISEDA, A. Belief as a habit. In: WEST, D.; ANDERSON, M. (ed.) Consensus on Peirce’s Concept of Habit: Before and Beyond Consciousness. Suisse: Springer: 2016.

ANSTEAD, N.; O'LOUGHLIN, B. Social media analysis and public opinion: The 2010 UK general election. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 20, n. 2, p. 204-220, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jcc4.12102. Acesso em: 10 nov. 2020.

BIROLI, F.; MIGUEL, L.; MOTA, F. Mídia, eleições e pesquisa de opinião no Brasil (1989-2010): um mapeamento da presença das pesquisas na cobertura eleitoral. Revista Compolítica, n. 1, v. 1, ed. mar./abr., p. 68-89, 2011. Disponível em: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/4. Acesso em: 10 nov. 2020.

BLUMER, H. Public Opinion and Public Opinion Polling. In: BLUMER, H. Symbolic Interactionism, Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1986.

BOURDIEU, P. A opinião pública não existe. In: THIOLLENT, M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 5 ed. São Paulo: Polis, 1987. p. 137-151.

BOYD, D.; CRAWFORD, K. Critical questions for Big Data: provocations for a cultural, technological, and scholarly phenomenon. Information, Communication & Society, Abingdon, v. 15, n. 5, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1369118X.2012.678878. Acesso em: 10 nov. 2020.

BURKS, A. The Essential Peirce: Selected Philosophical Writings v. 1-2. Bloomington e Indianapolis: Peirce Edition Project, 1992, 1998.

COULDRY, N.; HEP, A. The Mediated Construction of Reality. Cambridge: Polity, 2016.

CROSSLEY, A. Straw Polls in 1936. The Public Opinion Quarterly, p. 24-35, jan. 1937. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/i328041. Acesso em: 10 nov. 2020.

DEMCHENKO, Y. et al. Addressing big data issues in Scientific Data Infrastructure. In: 2013 INTERNATIONAL CONFERENCE ON COLLABORATION TECHNOLOGIES AND SYSTEMS (CTS), 2013, San Diego, CA. Anais […]. San Diego, CA, 2013, p. 48-55. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/6567203. Acesso em: 10 nov. 2020.

DE WAAL, C. Sobre Pragmatismo. Tradução: Cassiano Terra Rodrigues. São Paulo: Loyola, 2007.

GLYNN, J. et al. Public Opinion. 3. ed. Boulder: Westview Press, 2016.

GOIDEL, K. Public Opinion Polling in a Digital Age: Meaning and Measurement. In: GOIDEL, K. (ed.). Political polling in the digital age: The challenge of measuring and understanding public opinion. Batin Rouge: Louisana State University Press, 2011.p. 11-27.

HERBST, S. (Un)Numbered Voices. In: GOIDEL, K. (ed.), Political polling in the digital age: The challenge of measuring and understanding public opinion. Baton Rouge: Louisana State University Press, 2011. p. 85-98.

HYMAN, H. H. Toward a theory of public opinion. Public Opinion Quarterly, v. 21, p. 54-60, 1957. Disponível em: https://academic.oup. com/poq/article-abstract/21/1/54/1886812?redirectedFrom=PDF. Acesso em: 10 nov. 2020.

KITCHIN, R.; MCARDLE, G. What makes Big Data, Big Data? Exploring the ontological characteristics of 26 datasets. Big Data & Society, p. 1-10, jan./jun., 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/2053951716631130. Acesso em: 10 nov. 2020.

MACREADIE, R. Public opinion polls. Parliamentary Library, v. 3, p. 1-46, 2011. Disponível em: https://apo.org.au/node/26371. Acesso em: 10 nov. 2020.

MAYER-SCHÖNBERGER, V.; CUKIER, K. Big Data. A Revolution that will transform how we live, work, and think. 1. ed. Londres: John Murray, 2013.

NEETHU, M.; RAJASREE, R. Sentiment Analysis in Twitter using Machine Learning Techniques. 4 ICCCNT, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269332365_Sentiment_analysis_in_twitter_using_machine_learning_techniques. Acesso em: 10 nov. 2020.

O’CONNOR, B. et al. From Tweets to Polls: Linking Text Sentiment to Public Opinion Time Series. In: INTERNATIONAL AAAI CONFERENCE ON WEBLOGS AND SOCIAL MEDIA, 4., 2010. Disponível em: https://www.cs.washington.edu/publications/tweets-polls-linking-text-sentiment-public-opinion-time-series. Acesso em: 10 nov. 2020.

PEIRCE, C. S. Collected Papers. v. 1-6, C. Hartshorne e P. Weiss, P. (ed.). v. 7-8, A. Burks (ed.). Cambridge: Harvard University Press, 1931-58.

PIETSCH, W. Big Data–the new science of complexity. In: MUNICH-SYDNEY TILBURG CONFERENCE ON MODELS AND DECISIONS, 6., 10-12 abr. 2013, Munich. Anais [...]. Munich, 2013. Disponível em: http://wolfgangpietsch.de/publications/. Acesso em: 10 nov. 2020.

RODRIGUES, C. T. Peirce, Charles Sanders. In: CAMPILONGO, C.; GONZAGA, A.; FREIRE, A. (coord.). Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Tomo: Teoria Geral e Filosofia do Direito. CAMPILONGO, C.; GONZAGA, A.; FREIRE, A. (coord. de tomo). 1. ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp. br/verbete/58/edicao-1/peirce,-charles-sanders. Acesso em: 10 nov. 2020.

RUEDIGER, M. A. (coord..) Nem tão #simples assim: o desafio de monitorar políticas públicas nas redes sociais. Caderno de Referência de Metodologia 1. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV DAP, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/19436. Acesso em: 10 nov. 2020.

SCHAEFER, M.; VAN ES, K. The Datafied Society – Studying Culture through Data. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2017.

SPLICHAL, S. Public opinion and opinion polling: Contradictions and controversies. In: HOLTZ-BACHA C.; STRÖMBÄCK, J. (ed.). Opinion polls and the media: Reflecting and shaping public opinion. Basingtstoke: Palgrave Macmillan, 2012. p. 25-46.

VAN DIJCK, J. Confiamos nos dados? As implicações da datificação para o monitoramento social. Matrizes, São Paulo, v. 11, n. 1, jan./abr. 2017. Disponível em: http://www.revistas.usp. br/matrizes/article/view/131620. Acesso em: 10 nov. 2020.

Recebido: 13/11/2020 - Aceito: 13/5/2021

Downloads

Publicado

2021-10-22 — Atualizado em 2021-10-22

Como Citar

Romanini, V., & Caldas, P. (2021). Opinião pública e tecnologia: Os impactos do Big Data nos estudos de opinião pública sob o olhar do pragmatismo. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 44(4), 375–398. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44n4.30.p375

Edição

Seção

Artigos e Comentários