APROXIMAÇÕES ENTRE NIETZSCHE E ADORNO ACERCA DA MASSIFICAÇÃO DA CULTURA E DA VIDA ADMINISTRADA
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0101-31732017000300003Mots-clés :
Nietzsche, Adorno, EstéticaRésumé
Pretendemos pensar as relações entre arte e sociedade, tendo sempre em mente a tensão irredutível entre a autonomia e a heteronomia de uma em relação a outra. Para tanto, traçaremos uma análise dos argumentos principais a respeito dessa relação dialética, em dois momentos distintos da reflexão filosófica sobre o tema. Em um primeiro momento, traremos a defesa de uma certa autonomia da arte com referência não apenas à sociedade que a produz, como também aos valores morais que são ensinados através dela, com as reflexões e, sobretudo, com as críticas de Nietzsche sobre suas interpretações da tragédia clássica, a partir principalmente de O Nascimento da Tragédia, para, em um segundo momento, poder traçar um paralelo dessa argumentação com a constatação de Adorno a respeito da instrumentalização e da comercialização da arte, no contexto contemporâneo, expondo algumas das críticas de Nietzsche realizadas no séc. XIX sobre as produções culturais gregas do séc. IV a. C. e contextualizando-as em relação aos fenômenos estéticos contemporâneos.Téléchargements
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Publié
2017-08-15 — Mis(e) à jour 2023-02-17
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© TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia 2017
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FIANCO, Francisco. APROXIMAÇÕES ENTRE NIETZSCHE E ADORNO ACERCA DA MASSIFICAÇÃO DA CULTURA E DA VIDA ADMINISTRADA. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 40, n. 3, p. 29–44, 2023. DOI: 10.1590/S0101-31732017000300003. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7219.. Acesso em: 21 nov. 2024.