O VALOR E SUAS FORMAS NA CRÍTICA MARXIANA DA ECONOMIA POLÍTICA

Auteurs-es

  • Antonio Jose Lopes ALVES

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000100009

Mots-clés :

Marx. Crítica da Economia Política. Valor. Capital. Categoria.

Résumé

No presente artigo, propõe-se apresentar e explicitar o estatuto teórico da categoria marxiana do valor, conforme determinado no contexto da crítica da economia política, em sua fase madura (1857-1881). Em especial, pretende-se discutir o modo como Marx aborda a relação da determinação categorial do valor com as demais que compõem e constituem a forma mercadoria dos produtos do trabalho humano. Nesse sentido, a teoria marxiana do valor aparece como exposição crítica do modo de produção capitalista a partir da análise categorial da mercadoria, tendo como meta revelá-la na sua dimensão mais essencial: a de veículo de realização da valorização do valor. A forma valor, acompanhando o desenvolvimento da argumentação marxiana em Grundrisse e O Capital, é analisada em sua configuração de determinação em processo, que se desdobra, pressupõe e implica um conjunto de outras Formen que se articulam em momentos de diferenciação e desenvolvimento reais que se expressam concretamente nas objetivações do trabalho humano existindo como momentos do capital. Mercadoria, mercado e capital perdem todos sua aparência de exterioridade recíproca de “coisas” para se desvelarem realizações de um modo sócio-histórico de produzir a vida humana.

Biographie de l'auteur-e

  • Antonio Jose Lopes ALVES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publié

2016-02-16

Numéro

Rubrique

Articles et Commentaires

Comment citer

O VALOR E SUAS FORMAS NA CRÍTICA MARXIANA DA ECONOMIA POLÍTICA. (2016). TRANS/FORM/AÇÃO:/Revista/De/Filosofia, 39(01). https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000100009