INTUIÇÃO E CRIAÇÃO: A FILOSOFIA COMO ATO DE RESISTÊNCIA

Autores/as

  • Pablo Enrique Abraham ZUNINO

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732017000400009

Palabras clave:

Filosofia, Arte, Criação, Resistência, Vida simples

Resumen

O objetivo deste artigo é indagar de que maneira a filosofia pode ser compreendida como um ato de resistência. Deleuze introduz essa tese, ao aproximar a filosofia da arte, porquanto ambas são atos de criação. Nesse sentido, o método filosófico de Bergson – a intuição – já indica um tipo de atividade filosófica que se caracteriza, antes de tudo, pela criação de conceitos. Ora, como é que um conceito filosófico pode constituir um ato de resistência? Para responder a essa questão, retomamos uma análise sobre a relação entre o método de intuição e a criação artística, seguida da interpretação deleuziana acerca do que significa ter uma ideia. Contudo, a passagem da ideia ao ato de resistência exige uma transposição do plano teórico para o plano concreto. Com esse intuito, focalizamos um exemplo sugerido pela filosofia de Bergson: a ideia de um possível retorno à vida simples. Isso nos permitirá avaliar até que ponto uma ideia filosófica pode ser confrontada com a realidade no mundo atual e, nesse sentido, entendida como um ato de resistência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Pablo Enrique Abraham ZUNINO

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

08-11-2017 — Actualizado el 17-02-2023

Número

Sección

Artículos y Comentarios

Cómo citar

ZUNINO, Pablo Enrique Abraham. INTUIÇÃO E CRIAÇÃO: A FILOSOFIA COMO ATO DE RESISTÊNCIA. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 40, n. 4, p. 155–166, 2023. DOI: 10.1590/S0101-31732017000400009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/7458.. Acesso em: 24 nov. 2024.