FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-31732012000100005Palabras clave:
Crítica. Razão. Tom.Resumen
O artigo tenciona, primeiramente, enriquecer o estudo da função que o conceito de tom desempenha na ideia kantiana de razão, ao estendê-lo à análise da música como arte dos sons que a Crítica do Juízo contém. Em segundo lugar, propõe-se determinar os motivos pelos quais a matemática se revela incapaz, devido à especificidade do método filosófico e à corporalidade da ecepção musical, respectivamente, de expressar o modo de proceder da razão e da arte dos sons. Finalmente, aponta-se para uma semelhança entre música e razão, no que diz respeito à rejeição que compartilham da queda na Schwärmerei, apesar da distância que se estabelece entre ambas enquanto duas maneiras contrárias de exercitar e fomentar a vida e o sentimento dela.Descargas
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Publicado
23-03-2012
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MADRID, Nuria Sánchez. FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 35, n. 1, p. 47–72, 2012. DOI: 10.1590/S0101-31732012000100005. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/1801.. Acesso em: 22 nov. 2024.