FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO

Autores

  • Nuria Sánchez Madrid

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732012000100005

Palavras-chave:

Crítica. Razão. Tom.

Resumo

O artigo tenciona, primeiramente, enriquecer o estudo da função que o conceito de tom desempenha na ideia kantiana de razão, ao estendê-lo à análise da música como arte dos sons que a Crítica do Juízo contém. Em segundo lugar, propõe-se determinar os motivos pelos quais a matemática se revela incapaz, devido à especificidade do método filosófico e à corporalidade da ecepção musical, respectivamente, de expressar o modo de proceder da razão e da arte dos sons. Finalmente, aponta-se para uma semelhança entre música e razão, no que diz respeito à rejeição que compartilham da queda na Schwärmerei, apesar da distância que se estabelece entre ambas enquanto duas maneiras contrárias de exercitar e fomentar a vida e o sentimento dela.

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Publicado

2012-03-23

Como Citar

Madrid, N. S. (2012). FILOSOFIA, TOM E ILUSÃO MUSICAL EM KANT. DA VIVIFICAÇÃO SONORA DO ÂNIMO À RECEPÇÃO DO TOM DA RAZÃO. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia, 35(1), 47–72. https://doi.org/10.1590/S0101-31732012000100005

Edição

Seção

Artigos e Comentários