Epistemologia e autonomia no conceito de ideia musical de E. Hanslick

Autores/as

  • Ricardo Miranda Nachmanowicz UFOP

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400166

Palabras clave:

Autonomia musical, epistemologia, ideia musical, Eduard Hanslick, Immanuel Kant

Resumen

O presente trabalho aborda a filosofia estética de Eduard Hanslick, no intuito de demarcá-la enquanto abordagem epistemológica da música e um caso paradigmático para a autonomia musical. Foram analisadas as premissas epistemológicas que guiaram a obra Do belo musical, bem como as suas mais prováveis influências. Conclui-se, apresentando o conceito de ideia musical como formulação epistemológica fortemente influenciada pelo positivismo e princípio qualificador da percepção musical autônoma. Adiciona-se a essa conclusão uma desambiguação, com o conceito de ideia estética de Kant.esente trabalho aborda a filosofia estética de Eduard Hanslick no intuito de demarca-la enquanto abordagem epistemológica da música e um caso paradigmático para a autonomia musical. Foram analisadas as premissas epistemológicas que guiaram a obra Do belo musical, bem como as suas mais prováveis influências. Concluímos apresentando o conceito de ideia musical enquanto formulação epistemológica fortemente influenciada pelo positivismo e enquanto princípio qualificador da percepção musical autônoma. Adicionamos a essa conclusão uma desambiguação com o conceito de ideia estética de Kant.

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Recebido: Aprovado: 09/01/2024 – Publicado: 30/04/2024

Publicado

18-06-2024

Número

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Cómo citar

RICARDO MIRANDA NACHMANOWICZ. Epistemologia e autonomia no conceito de ideia musical de E. Hanslick. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, Marília, SP, v. 47, n. 3, p. e02400166, 2024. DOI: 10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400166. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15007.. Acesso em: 21 nov. 2024.