Epistemologia e autonomia no conceito de ideia musical de E. Hanslick
DOI:
https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400166Palavras-chave:
Autonomia musical, epistemologia, ideia musical, Eduard Hanslick, Immanuel KantResumo
O presente trabalho aborda a filosofia estética de Eduard Hanslick, no intuito de demarcá-la enquanto abordagem epistemológica da música e um caso paradigmático para a autonomia musical. Foram analisadas as premissas epistemológicas que guiaram a obra Do belo musical, bem como as suas mais prováveis influências. Conclui-se, apresentando o conceito de ideia musical como formulação epistemológica fortemente influenciada pelo positivismo e princípio qualificador da percepção musical autônoma. Adiciona-se a essa conclusão uma desambiguação, com o conceito de ideia estética de Kant.esente trabalho aborda a filosofia estética de Eduard Hanslick no intuito de demarca-la enquanto abordagem epistemológica da música e um caso paradigmático para a autonomia musical. Foram analisadas as premissas epistemológicas que guiaram a obra Do belo musical, bem como as suas mais prováveis influências. Concluímos apresentando o conceito de ideia musical enquanto formulação epistemológica fortemente influenciada pelo positivismo e enquanto princípio qualificador da percepção musical autônoma. Adicionamos a essa conclusão uma desambiguação com o conceito de ideia estética de Kant.
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Recebido: Aprovado: 09/01/2024 – Publicado: 30/04/2024
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