Epistemologia e autonomia no conceito de ideia musical de E. Hanslick

Autores

  • Ricardo Miranda Nachmanowicz UFOP

Palavras-chave:

Autonomia musical, epistemologia, ideia musical, Eduard Hanslick, Immanuel Kant

Resumo

O presente trabalho aborda a filosofia estética de Eduard Hanslick, no intuito de demarcá-la enquanto abordagem epistemológica da música e um caso paradigmático para a autonomia musical. Foram analisadas as premissas epistemológicas que guiaram a obra Do belo musical, bem como as suas mais prováveis influências. Conclui-se, apresentando o conceito de ideia musical como formulação epistemológica fortemente influenciada pelo positivismo e princípio qualificador da percepção musical autônoma. Adiciona-se a essa conclusão uma desambiguação, com o conceito de ideia estética de Kant.esente trabalho aborda a filosofia estética de Eduard Hanslick no intuito de demarca-la enquanto abordagem epistemológica da música e um caso paradigmático para a autonomia musical. Foram analisadas as premissas epistemológicas que guiaram a obra Do belo musical, bem como as suas mais prováveis influências. Concluímos apresentando o conceito de ideia musical enquanto formulação epistemológica fortemente influenciada pelo positivismo e enquanto princípio qualificador da percepção musical autônoma. Adicionamos a essa conclusão uma desambiguação com o conceito de ideia estética de Kant.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Miranda Nachmanowicz, UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG – Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0807-5037.

Referências

ALBRECHT, M. Hanslick in Context: Perspectives on the Aesthetics, Musical Criticism, and Historical Setting of Eduard Hanslick. Vienna: Hollitzer, 2020. p. 61-86.

BOURDIEU, P. Principles for a Sociology of Cultural Works. In: BOURDIEU, P. The Field of Cultural Production: Essays on Art and Literature. (Edited by Randal Johnson). Columbia University Press, [1993]. p. 176-91, 1986.

BOURDIEU, P. Les règles de l’art. Genèse et strcture du champ littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1998.

CYPESS, R. Curious and modern inventions: instrumental music as discovery in Galileo’s Italy. Chicago: The University of Chicago Press, 2016.

DAHLHAUS, C. Esthetics of Music. Trowbridge: Cambridge University Press, 1982.

DAHLHAUS, C. Foundations of Music History. Transl. by J. B. Robinson. New York: Cambridge University Press, 1983.

DAHLHAUS, C. Die Musiktheorie im 18. und 19 Jahrhundert. Erster Teil: Grundzuge Einer Systematik. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1984.

DAHLHAUS, C. The Idea of Absolute Music. Transl. by Roger Lustig. Chicago: University of Chicago Press, 1991.

DONATO, D. A construção da noção de musicalidade em Pierre Schaeffer. In: SIMPOM 2016 - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, IV., 2016, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: NuSom, 2016.

FORKEL, J. N. Johann Sebastian Bach, his Life, Art, and Work. New York: Harcourt, Brace and Howe, 1920 [1802].

FUBINI, E. La Estética musical desde la antigüedad hasta el siglo XX. Madrid: Alianza, 2005.

GIANI, M. A dupla verdade na estética de Hanslick. Rev. Tulha, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 219-248, jan./jun. 2017.

GREGG, F.; MARTIN, J. L. Was Bourdieu a field theorist? In: HILGERS, M.; MANGEZ, E. (Ed.). Bourdieu’s Theory of Social Fields. Concepts and applications. New York: Routledge, 2015.

HANSLICK, E. Vom Musikalisch-Schönen. Ein Beitrag zur Revision der Ästhetik der Tonkunst. Leipzig: Druck und Verlag von Breitkopf & Härtel, 1922. Disponível em: https://www.gutenberg.org/files/26949/26949-h/26949-h.htm. Acesso em: 02 ago. 2023.

HANSLICK, E. On the Musically Beautiful: A Contribution Towards the Revision of the Aesthetics of Music. Trad. by Geoffrey Payzant. Indianapolis: Hackett, 1986.

HANSLICK, E. Do belo musical. Lisboa: Edições 70, 2002.

HANSLICK, E. On the Musically Beautiful. A New Translation. Translated by Lee Rothfarb and Christoph Landerer. New York: Oxford University Press, 2018.

HARTMANN, E. von. Die deutsche Aesthetik seit Kant. Leipzig: Verlag von Wilhelm Friedrich, 1886.

HERBART, J. F. Psychologie als Wissenschaft, neu gegründet auf Erfahrung, Metaphysik und Mathematik. Berlin: August Wilhelm Schade, 1824.

HERBART, J. F. ABC of Sense-Perception. In: “Herbart’s ABC of sense-perception and minor pedagogical works”. Translated by William J. Eckoff. New York: D. Appleton and Company, 1896.

HILGERS, M.; MANGEZ, E. (ed.). Bourdieu’s Theory of Social Fields. Concepts and applications. New York: Routledge, 2015.

HOFFMANN, E. T. A. Beethoven's Instrumental Music: Translated from E. T. A. Hoffmann's "Kreisleriana", by Arthur Ware Locke. The Musical Quarterly, v. 3, n. 1, p. 123-133, jan. 1917.

HOFFMANN, E. T. A. Hoffmann’s Musical Writings: Kreisleriana, The Poet and the Composer, Music Criticism. Ed. David Charlton. Translated by Martyn Clarke. New York: Cambridge University Press, 1989.

HUEMER, W.; LANDERER, C. Mathematics, experience and laboratories: Herbart’s and Brentano’s role in the rise of scientific psychology. History of the Human Sciences, v. 23, n. 3, p. 72-94, 2010.

KANT, I. Crítica da faculdade de julgar. Petrópolis: Vozes, 2018.

KIVY, P. Antithetical Arts: On the Ancient Quarrel Between Literature and Music. Oxford: Oxford University Press, 2009.

LAUGIER, M. Apologie de la musique franc̜oise, contre M. Rousseau. 1754. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k9798877s/f7.item. Acesso em: 01 ago. 2023.

LEWIN, K. Field Theory in Social Science. New York: Harper and Brothers, 1951.

MACPHERSON, F. Cross-Modal Experiences. Proceedings of the Aristotelian Society, New Series, v. 111, p. 429-468, 2011.

NACHMANOWICZ, R. Lógica e música: conceitualidade musical a partir da filosofia de Kant e Hanslick. Belo Horizonte: Relicário, 2014.

OLIVEIRA, Í. B.; VIDEIRA, M. Autonomia da música e o papel do compositor na vanguarda pós-1950. Revista Música, v. 1, n. 1, p. 154-180, 2015.

PARKER, R. The Oxford Illustrated History of Opera. Oxford, New York: Oxford University Press, 1994.

ROTHFARB, L.; LANDERER, C. Introductory Essays. In: Eduard Hanslick's on the Musically Beautiful. A New Translation. New York: Oxford University Press, 2018.

SCHAPER, E. The Aesthetics of Hartmann and Bens. The Review of Metaphysics, v. 10, n. 2, p. 289-307, Dec. 1956.

SCHOPENHAUER, A. The World as Will and Representation. Vol. I. New York: Dover, 1969.

SMITH, A. Of the Affinity between Music, Dancing, and Poetry. In: SMITH, A. Essays on philosophical subjects. New York: Oxford University Press, 1982.

TADDAY, U. Das schöne Unendliche. Ästhetik, Kritik, Geschichte der romantischen Musikanschauung. Stuttgart; Weimar: Verlag J. B. Metzler, 1999.

TOMÁS, L. À procura da música sem sombra. Chabanon e a autonomia da música no século XVIII. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

VIDEIRA, M. Adorno, Hanslick e a questão da autonomia estética da música. Per Musi, n. 35, p. 65‐78, 2016.

VIEIRA, V. Arte bela ou arte mista? Kant sobre a música. Stud. Kantiana, v. 17, n. 2, p. 29-42, ago. 2019.

WAGNER, R. Das Kunstwerk der Zukunft. Leipzig: Verlag von Otto Wigand, 1850.

WEBERN, A. El caminho hacia la nueva música. Barcelona: Nortesur, 2009.

WILFING, A. Hanslick, Kant, and the Origins of Von Musikalisch-Schönen. Musicologica Austriaca: Journal for Austrian Music Studies, 2018. Disponível em: https://www.musau.org/parts/neue-article-page/view/47. Acesso em: 24 ago. 2023.

WILFING, A. Hanslick’s Kantianism? Johann Heinrich Dambeck, Christian Friedrich Michaelis, and Hans Georg Nägeli. In: WILFING, A; LANDERER, C.; WILFING-ALBRECHT, M. Hanslick in Context: Perspectives on the Aesthetics, Musical Criticism, and Historical Setting of Eduard Hanslick. Vienna: Hollitzer, 2020.

Recebido: Aprovado: 09/01/2024 – Publicado: 30/04/2024

Publicado

01-05-2024

Como Citar

Ricardo Miranda Nachmanowicz. (2024). Epistemologia e autonomia no conceito de ideia musical de E. Hanslick. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista De Filosofia Da Unesp, 47, e02400166. Recuperado de https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/15007