Schopenhauer e a topica admirationis

sobre a origem da filosofia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-3173.2019.v42n3.02.p9

Keywords:

Schopenhauer, Admiração, Metafísica, Platão, Aristóteles.

Abstract

No texto A necessidade metafísica do homem, Schopenhauer elabora importantes considerações sobre sua metafísica imanente e, na ânsia de explicar por que o homem filosofa, alia-se a uma longa tradição de pensadores que veem na admiração (thaumázein) o impulso (Anstoß) metafísico do homem. Ele reinterpreta assim as duas mais famosas sentenças sobre o tema (Platão e Aristóteles) consoante o tom fundamental de sua filosofia. A origem da filosofia torna-se o resultado de fenômenos como a separação entre Vontade e intelecto e a constatação de que o mundo que agora é poderia perfeitamente não ser. A isso se unem a contemplação dos males do mundo e a consciência da finitude humana (morte). No fim, desse conjunto de fatores emergem os sistemas metafísicos e religiosos. Este artigo comenta detidamente essas ideias, sua relação com os filósofos antigos e a originalidade da reinterpretação de Schopenhauer.

Recebido: 18/12/2017
Aceito: 26/09/2019

Author Biography

  • M. R. Engler, Professor adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da educação (DTFE), da Universidade Federal do Paraná -UFPR.

    Graduado, mestre e doutor em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio na Universidade Católica Portuguesa (Braga) e na Philipps Universität (Marburg). Atualmente é professor no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação - UFPR.

Published

2019-09-27 — Updated on 2022-07-22

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How to Cite

Schopenhauer e a topica admirationis: sobre a origem da filosofia. (2022). Trans/Form/Ação, 42(3), 9-32. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2019.v42n3.02.p9