A PSICANÁLISE COMO PARÁFRASE POLÍTICA

ÉCOLE FREUDIENNE DE PARIS E A ETIFICAÇÃO DA TEORIA LACANIANA

Authors

  • Nilton Ken OTA

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000400004

Keywords:

Maio de 68, Psicanálise, Maoísmo francês, Intelectuais, Engajamento.

Abstract

Em grande medida, os estudos sobre a constituição do arcabouço teórico do lacanismo têm ocorrido ao largo do exame de sua historicidade. Essa negligência reforça o ocultamento do processo social que levou a produção lacaniana a uma profunda integração entre a formalização e a etificação da teoria. Esse processo não pode ser compreendido sem a contextualização crítica da conjuntura política que cercou a proposta e a existência da École Freudienne de Paris (EFP), fundada por Lacan, em 1964. A estreita convivência com os jovens militantes dos grupos da esquerda extraparlamentar da época, notadamente os maoístas, e a assimilação de suas problematizações fizeram do pensamento lacaniano e da EFP o espaço de objetivação de um discurso movido pela paráfrase política e seus efeitos de engajamento. Este artigo pretende expor as linhas de estruturação político-social dos conceitos forjados por Lacan, em meio à instituição e à consolidação de sua Escola.

Author Biography

  • Nilton Ken OTA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Published

2016-09-30 — Updated on 2023-02-25

Issue

Section

Articles and Comments

How to Cite

A PSICANÁLISE COMO PARÁFRASE POLÍTICA: ÉCOLE FREUDIENNE DE PARIS E A ETIFICAÇÃO DA TEORIA LACANIANA. (2023). Trans/Form/Ação, 39(4). https://doi.org/10.1590/S0101-31732016000400004